Prefeitura informa nebulização ambiental nas vilas Dubus e Ocidental a partir desta quarta

02/04/2019

 

 

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), informa que haverá nebulização ambiental a partir desta quarta-feira (03/04), e até a sexta-feira (5), nas vilas Dubus e Ocidental. Diferente dos trabalhos rotineiros da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), a empreitada será realizada nos três dias a partir das 19h.

“Por ser um horário em que muitos estão jantando ou fazendo algum lanche, pedimos paciência e compreensão, pois se tratando de saúde pública vale à pena cooperar”, solicita Elaine Bertacco, supervisora da VEM. Ela explica que o trabalho necessariamente tem que ser realizado no período noturno por se tratar de um inseticida cujas micropartículas necessitam de um clima mais ameno, pois em uma temperatura quente ele não garante a eficácia.

De acordo com Elaine, as bairros integram a área 5 no mapa da VEM e foram escolhidos por contabilizarem vários casos positivos e outros suspeitos. Ela diz também que o papel da população neste trabalho é abrir as casas para que as micropartículas do inseticida adentrem as residências.

“A nebulização não mata a larva, por isso o BCC [Bloqueio do Controle de Criadouros] é feito antes. O inseticida atingirá apenas o Aedes aegypti [vetor da dengue, zika e chikungunya]. Dessa forma, sabendo que haverá a ação, faça a vistoria em sua casa e retire os recipientes. Caso o foco permaneça, em uma semana o mosquito nasce”, orienta.

As demais recomendações são: guardar em local fechado ou cobrir alimentos, água e utensílios de cozinha; roupas limpas ou penduradas no varal, mesmo que molhadas; bebedouro de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, entre outros; móveis, eletrodomésticos e veículos. As roupas de cama e toalhas de mesa devem ser retiradas ou mantidas levantadas. Como citado, portas, janelas e cortinas deverão estar abertas.

Já aos munícipes que têm pessoas doentes ou acamadas na residência, deverão ser mantidas no quarto com portas e janelas fechadas, permanecendo no local por 30 minutos ou mais após a nebulização. O panfleto com todas as orientações segue sendo entregue nos bairros contemplados com a ação.

Além da Sucen, a nebulização ambiental conta com parceria da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) que será responsável em garantir o trânsito seguro, já que em algumas ocasiões o veículo com o inseticida transitará na contramão. A VEM informa ainda que está enviando ofícios às escolas e hospitais com as normas técnicas do inseticida.