Prefeitura confirma mais 61 casos de dengue e orienta sobre nebulização

01/04/2019

 

 

O Governo de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), divulga nesta segunda-feira (1º/04) 61 novos casos de dengue. Com o novo número, o município contabiliza agora 145 catalogações positivas, sendo 131 autóctones, ou seja, contraídas na cidade, e 14 importadas, vindas de outras localidades.

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informa também que em menos de dois meses já foram retirados 61 caminhões abarrotados de materiais. Entretanto, o órgão ressalta que são itens que muitas vezes que estão atrapalhando o morador, “mas que não são considerados propícios para proliferação do Aedes Aegypti [transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya]”.

“Em parceria com a coordenação das ESFs [Estratégias de Saúde da Família] faremos um pente fino. O agente entregará um kit com folheto e saco de lixo para que o morador, de fato, retire todo recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito”, pontua Elaine Bertacco, supervisora do órgão.

Elaine divulga que em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) deverá ser realizada nebulização ambiental na área central de Prudente, “onde há número recorrente de casos, além de outros suspeitos”. “Estamos finalizando o BCC [Bloqueio do Controle de Criadouros], pois só podemos efetuar a nebulização quando há uma pendência baixa, ou seja, quando o BCC é realizado no maior número de casas. Por isso sempre pedimos que os munícipes recebam os agentes”, ressalta.

Atualmente, ela conta ainda que a VEM segue com a nebulização costal (que são os agentes com os equipamentos nas costas). Nesta segunda-feira, o trabalho contemplou o Jardim Santa Elisa e Jardim Aviação.  

A supervisora da VEM também orienta os munícipes em relação à nebulização. No momento do trabalho, os munícipes devem cobrir utensílios de cozinha e alimentos, água e/ou ração de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, entre outros. Os veículos devem ser guardados em locais fechados ou também mantidos cobertos. Caso haja, pessoa doente ou acamada na residência, deverá ser mantida no quarto com portas e janelas fechadas por até 30 minutos ou mais após o final da nebulização. Animais também devem ser recolhidos.

Já as portas, janelas e cortinas das residências devem ser mantidas abertas para facilitar a entrada da neblina produzida pela máquina na residência, isso para que os mosquitos sejam eliminados. “A nebulização só mata o mosquito adulto, por isso não podemos deixar criadouros e larvas em casa, o que se transforma em mosquito em uma semana dependendo das condições climáticas. Caso o morador feche a casa, o mosquito fica lá dentro, o que não adianta”, conclui.

Vale lembrar que sobre o descarte de móveis velhos, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) mantém o serviço de recolhimento. Basta ligar no 3906-3001 ou na Central de Atendimento 156 e agendar o serviço.