Prefeitura confirma mais 232 casos de dengue; Prudente contabiliza 1464 positivos

30/05/2019

 

 

A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), confirma nesta quinta-feira (30/05) mais 232 casos de dengue. Com isso, são 1464 catalogações positivas em Presidente Prudente. Do total, 18 são importadas, vindas de outras localidades, e 1.446 são autóctones, contraídas na cidade.

Há ainda 5668 notificações, sendo que neste número estão incluídas as catalogações positivas, as negativas, as que aguardam resultados e até mesmo as inconclusivas, sendo aquelas cujos exames terão de ser refeitos.

Segundo a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, a situação é preocupante, uma vez que conforme o histórico epidemiológico de Prudente, os casos deveriam estar estagnados com a queda das temperaturas.

“Os números continuam aumentando. Muitas pessoas que tiveram dengue estão contraindo novamente devido ao novo sorotipo que circula na cidade”, explica, acrescentando que o Poder Público continua observando descaso por parte de alguns munícipes. “Encontramos até lixo doméstico descartado de forma irregular em terrenos baldios, o que é injustificável, pois temos uma boa coleta no município”, pontua.

Por fim, a supervisora pede mais uma vez a colaboração e compreensão dos munícipes. “O que mais ouvimos por parte dos moradores é que a casa deles é limpa. Para Vigilância, uma casa limpa é aquela sem criadouros. Não podemos deixar o mosquito nascer”, conclui.