Prefeitura apresenta casos de sucesso em evento sobre soluções tecnológicas para governos

22/04/2019

 

 

Com intuito de fazer com que o Brasil seja cada vez mais protagonista na pauta GovTech, que são aquelas empresas que utilizam tecnologias para soluções para governos, a StartSe realiza das 9h às 18h desta quarta-feira (24/04), a segunda edição do GovtechConference. O evento, que é no Expo Center Norte em São Paulo, deve atrair mais de mil participantes entre servidores públicos, startups e empresas, empreendimentos do terceiro setor, investidores, empreendedores e entusiastas.

O Governo de Presidente Prudente será representado no evento pelo titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi. É que a convite da organização, e conforme a programação, das 15h às 15h30 o prudentino abordará o tema ‘Governo Municipal e Startups: uma conexão de benefícios e sucesso’.

Segundo o secretário, que já está com a apresentação pronta e decorada, a Prefeitura de Prudente tem uma relação forte com as startups que desenvolvem soluções para governos, inclusive, “várias soluções utilizadas hoje pelo Município foram desenvolvidas por startups prudentinas”.

Exemplificando sua fala, ele cita alguns casos, entre vários, como o georreferenciamento que zerou as filas por espera em escolas; os mapas da dengue, leishmaniose e escorpião; o Sistema Órion, criado pelo 18º Batalhão da Polícia Militar, atualmente integrado à Prefeitura e hoje utilizado por mais de 50 cidades; o georreferenciamento da Central de Atendimento 156; e, o caso mais recente, uma startup que através do monitoramento do estresse hídrico da planta faz o controle da irrigação e que “será implantado como piloto em hortas municipais”.

“Isso chamou a atenção da organização do evento que quer estimular a relação entre o Poder Público e as startups, que são empresas focadas em resolver problemas, o que chamamos de dores. São ágeis, inovadoras e podem resolver problemas com soluções que normalmente o governo não enxerga. Elas fazem com que o poder público se torne mais econômico, ágil, eficiente e, portanto, acaba gerando mais benefícios à sociedade. Por isso é uma relação saudável”, explica.

Além da relação entre o Governo e as startups, a apresentação do secretário inclui também a criação da Fundação Inova Prudente, que em sua definição é o “hub que permite a conexão das startups com o mercado”. “Por se tratar de um case de sucesso, isso pode ser de interesse de outros participantes ligados a outros governos. O poder público é um mercado importante e que precisa de inovação”, pontua.

Mais que dar visibilidade a projetos do Governo, como a Inova, ele acrescenta que “representar Prudente no evento dará foco nacional às startups prudentinas que atuam no Governo”, conforme alguns exemplos já citados.

“Apresentar esses casos de sucesso ajudará as mesmas a se desenvolverem e, talvez, até conquistarem novos mercados. É uma forma que temos de ajudar essas pequenas empresas a terem grande visibilidade, pois é um evento com dezenas de prefeituras, governos estadual e federal, investidores, empresários, outras startups e, certamente, muita gente que quer entender um pouco sobre como vender para o governo e como inovar. Isso, lá na frente, é extremamente positivo. E à Prefeitura, é o reconhecimento pelo trabalho que vem fazendo”, conclui.

 

Serviço – Mais informações sobre o GovTech, que é um evento de nível nacional, podem ser obtidas no site:https://eventos.startse.com.br/govtech/