Prefeitura adota medidas para inibir descarte de lixo na Avenida Presidente Prudente

09/04/2019

 

 

Com objetivo de coibir o descarte irregular de lixo ao final da Avenida Presidente Prudente, prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes, e, com isso, sanar também os riscos de acidentes envolvendo aeronaves e urubus na cidade, o Governo Municipal realizou uma vistoria in loco na manhã desta terça-feira (09/04). No local, há pessoas descartando lixos de todos os tipos, como restos de comida, entulhos, podas, pneus, e, inclusive, animais mortos, o que atrai urubus.

Segundo o titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Wilson Portella, nos próximos dez dias as medidas devem ter início no local. De acordo com ele, serão inseridas placas alertando sobre a proibição do descarte de lixo, cercamento de toda área, bem como a instalação de câmera para flagrar os infratores e, dessa forma, conseguir identificá-los para que sejam notificados e autuados.

Em relação à câmera, o secretário conta que assim que o equipamento for instalado, será enviado ofício à Polícia Militar solicitando que o órgão ajude na fiscalização das imagens, assim como as secretarias municipais de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) e Obras e Serviços Públicos (Sosp) deverão acompanhar.

Durante a vistoria na Avenida Presidente Prudente, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) conseguiu contatar um proprietário de imóvel nas proximidades. Segundo relato do senhor Nelson Spigarol, há alguns anos ele tenta combater o problema no local, “o que resultou em inimizades”. “Já cheguei a ir atrás de empresa que faz frete. No dia, ela não descartou o lixo no espaço, mas despejou em outro dia. Ou seja, tem empresa que fatura com frete e ainda descarta o lixo em qualquer lugar”, revelou.

O proprietário disse ainda que o descarte irregular de lixo e animais mortos atraem mosquitos, ratos, urubus, entre outros. “Deixam cães, gatos, até um cavalo morto já deixaram. Não haverá conscientização enquanto não afetar o bolso desse pessoal. A Prefeitura adotará excelentes medidas e tem que multar, pois enquanto não afetar o bolso não haverá conscientização”.

Além das medidas adotadas para coibir a prática irregular, considerada crime ambiental, a Prefeitura, por meio da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), fará coleta semanal de lixo no local todas as quintas-feiras já a partir desta quinta (11), o que hoje ainda não é realidade no espaço citado. “Tem nas proximidades, mas para oferecer mais agilidade aos moradores dessa região, a partir de agora haverá coleta de resíduos nesta área”, finaliza Portella.