Prefeitura adota “ Espaço-Árvore” para plantios de mudas nas calçadas e áreas públicas

14/06/2019

 

Uma muda de Acácia, plantada na calçada da Avenida Washington Luiz com a Rua Doutor José Foz, foi  “batizada” como O Espaço – Árvore número Um de Presidente Prudente. A muda de árvore recebeu este “status” porque tem as condições adequadas de plantio, terá espaço no canteiro suficiente para crescer frondosa, poderá receber uma adubação adequada e ainda vai ajudar a prevenir enchentes ou alagamentos, pois o seu canteiro poderá escoar proporcionará a infiltração da água da chuva e desta forma, irá favorecer a permeabilidade do solo e reduzir o escoamento pelas ruas e calçadas da cidade.

O governo de Presidente Prudente, por meio da Semea, Secretaria Municipal do Meio Ambiente está lançando o Espaço-Árvore, em todo o município, e quer adesão de todos os moradores que forem plantar uma nova muda na calçada, ou seja, que todos adotem uma medida padrão para preservar a saúde da planta e evitar sufocamento da muda e danos ao passeio público.

Segundo o assessor da Semea, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e  doutor em Geociências e Meio Ambiente, Marcos  Boin, o Espaço-Árvore é  o indicado ao plantio de árvores visando ao crescimento do tronco e das raízes com condições de espaçamento adequado, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento.  Ele afirma que esta prática consequentemente amplia a área de absorção de águas das chuvas, diminuindo os riscos de alagamentos e enxurradas e ainda promove o crescimento saudável e garante a integridade da espécie.

“São caracterizados como “espaço árvores” os canteiros que ocupem 40% da largura da calçada, por exemplo: um calçada com dois metros de largura deverá ter o “espaço árvore” com largura igual a 80 centímetros e o comprimento deverá ter o dobro da largura, ou seja, 160 (cento e sessenta) centímetros”, explica Boin.

 Boin afirma que a nova prática também faz parte dos procedimentos necessários  para que o município atenda às diretrizes do Programa Município Verde Azul, um programa do governo do Estado de São Paulo que pontua os municípios paulistas que realizam uma gestão adequada, voltada para a preservação dos recursos naturais, e que o novo modelo  deve ser implantado  em todos os novos loteamentos e nos prédios públicos de forma gradual.

Quem quiser realizar o plantio de árvores de acordo com  as normas do Espaço –Árvore pode ligar para a Secretaria do Meio Ambiente, tel. 18  3906-5275 ou para o número 156 para receber as orientações adequada.