Prefeito confere ação realizada pelo Carim em alusão ao Dia Mundial do Rim

12/03/2020

 

O prefeito Nelson Bugalho conferiu nesta quinta-feira (12/03), o evento realizado pelo Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico) alusiva ao Dia Mundial do Rim. Durante a iniciativa, promovida na área de convivência e no anfiteatro da Inova Prudente, foram disponibilizados atendimentos médicos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dosagem da creatinina, avaliação IMC (Índice de massa corpórea), avaliação fisioterápica e testes de visão.

Também presente no evento, o vereador José Retali Tabosa, organizador da ação, declarou que a população aderiu à campanha e pelo fato de o espaço da Inova ser muito bom, a iniciativa foi realizada no local novamente. Ele ainda citou que a população está mais atenta aos cuidados com a saúde. “A Câmara sempre está de braços abertos para ajudar causas como o Carim”.

Segundo a assistente social do Carim, Elaine Almeida, a expectativa para os atendimentos eram positivas, se aproximando de 100 senhas distribuídas antes das 9h. “Após os procedimentos como aferição de pressão, teste de glicemia e dosagem de creatinina que necessitam que o paciente esteja em jejum, oferecemos um café da manhã e a continuação dos outros atendimentos”.

A prudentina Isabel Riedo da Silva, que participou da ação após ser convidada por sua fisioterapeuta, não teve nenhum problema constado. “É muito importante e interessante esse tipo de ação”, elogiou.

“Precisamos nos prevenir, porque podemos ter um problema e não saber”, comentou Jurandir de Souza enquanto aguardava ser atendido. Ele ficou sabendo do evento pela divulgação feita na UBS (Unidade Básica de Saúde) que frequenta.

 

Junta Médica Universitária – Na ação, alunos da Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e da Faculdade de Fisioterapia da Toledo Prudente Centro Universitário estiveram presentes para atender a todos.

Segundo a coordenadora do curso de fisioterapia, Susimary Padula, os dez alunos do centro universitário apresentaram o teste TUG (Time Get Up and Go), para medir o equilíbrio dos atendidos. “Desde que você começa a trabalhar com uma equipe multidisciplinar e oferece isso para a população, você trabalhar também a prevenção”, destacou.

A assistente social do Carim informou que 50 alunos e professores de Medicina da Unoeste prestaram os atendimentos aos populares. O nefrologista Gustavo Navarro Betônico, esteve presente para orientar e conversar com os atendidos. “Doença renal é um caso que vem crescendo e hoje é um dia que o mundo reserva para discutir sobre o tema. Essa doença é relacionada a outras que também são bem prevalentes, como a hipertensão e a diabetes”, comentou o especialista. “Esse evento é extremamente importante, pois a doença renal ela não apresenta tantos sintomas no seu estágio inicial”, acrescentou.

O Centro de Oftalmologia Especializado Oftalmolaser ofereceu o exame de fundo de olho, que consiste na análise da retina e a qualidade visual devido à grande quantidade de vasos sanguíneos na região, o que pode indicar aspectos de diabetes e hipertensão. O vice-prefeito Douglas Kato também prestigiou a ação. (AI/Inova Prudente)