Prefeito assina protocolo que integra sistema da Prefeitura ao de imobiliárias

29/03/2019

 

 

O prefeito Nelson Bugalho e o vice-prefeito Douglas Kato assinaram nesta sexta-feira (29/03) com a Luka Imóveis, o Protocolo de Intenções que permite acesso eletrônico à base de dados tributários relativos aos imóveis administrados pela empresa. A permissão é apenas para controle automatizado de eventuais inadimplências, não permitindo quaisquer alterações.

A assinatura do documento foi realizada na Fundação Inova Prudente e, além dos citados, contou com as presenças do diretor-presidente da Inova, Bruno Carnelóss, do secretário de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, bem como dos sócios da Luka Imóveis, Lucas Krasucki e Leonardo Krasucki de Alencar, do analista do sistema Immobilis, Igor Yamashita, do presidente da Unimob (União das Imobiliárias), Alfredo Luís Paranhos, e do integrante do órgão e também representante da Samburá Imóveis, Gabriel Zaupa.

A partir desta primeira assinatura, a intenção do Município é abrir para que todas as imobiliárias que tenham interesse também firmem a parceria, que é sem custo para ambas às partes.

“Sabemos que muitas vezes os contratos de locação transferem a responsabilidade do pagamento do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] ao locatário. Assim, é importante que a administradora acompanhe se o pagamento está sendo efetuado, se não houve nenhuma notificação, multa, enfim. Tudo isso a imobiliária conseguirá fazer eletronicamente, porque a base de dados estará disponível para ela”, explica Rogério.

Para Lucas, a integração ao sistema da Prefeitura trará mais facilidade ao dia a dia na administração dos imóveis, “que são muitos”. “Além de facilitar para a imobiliária, auxilia a arrecadação da Prefeitura. Exemplo disso, é que no primeiro teste constatamos que tinha mais de 30 pendências de imóveis que administramos. Muitas dessas eram de ISS [Imposto Sobre Serviços] da obra, que quando o proprietário construiu, por algum motivo ficou em aberto, ou de IPTU de tempos atrás, que inclusive já estava ajuizado e o proprietário não sabia”, comenta, ressaltando a eficiência do sistema.

Para o prefeito, a parceria também é boa para ambas às partes. “Para a administradora [do imóvel] por conseguir fazer os trâmites burocráticos de forma mais eficiente, pois é tudo automatizado e caso o inquilino se esqueça de pagar o IPTU, ela fica sabendo de forma automática. E ao Município, porque poderá evitar inadimplência”, conclui.