Peça aborda o medo na infância a partir desta quarta em Prudente

21/05/2019

 

 

Difícil a criança que nunca tenha ouvido falar no bicho papão. Quem nunca, quando pequeno, não quis ficar sozinho no quarto ou no escuro por causa de monstros ou do tão famoso lobo mau das historinhas? Na peça “Inventa-Desinventa”, que o público de Presidente Prudente confere a partir desta quarta-feira, 22, em cinco espaços da cidade, estes personagens da ficção voltam à cena, mostrando como os pequeninos lidam com eles e enfrentam todo este medo que os acompanham na infância. 

As apresentações, promovidas pela Olho Nu Promoções e Eventos Ltda. e Cia Mênades & Sátiros, em parceria com o ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, integram o projeto “Teatro em Movimento – Circulação de Repertório”. E podem ser vistas amanhã, às 10h e às 14h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, no distrito de Montalvão; dia 23, às 10h e às 14h, na Praça da Juventude Francisco Vinha, do bairro Ana Jacinta; no dia 28, às 10h e às 14h, na Casa da Sopa Francisco de Assis, no Jardim Morada do Sol; no dia 29, às 10h e às 14h, no Lar dos Meninos; e no dia 30, às 10h, no Lar Santa Filomena.

Com direção de Denilson Biguete, a encenação ocorre durante uma noite chuvosa no quarto de Teodoro, o menino medroso da história. Com a ausência dos pais, Teodoro, sua irmã Iara e o amigo Raimundo combinam brincadeiras e se divertem tentando driblar o medo dos trovões lá fora. Após os dois companheiros dormirem, Teodoro mergulha num sonho que o leva ao encontro dos personagens que causam medo: ladrões, fantasma e Saci-Pererê, entre outros. Nele, encontra Raimundo, que lhe ensina a fórmula mágica do “Inventa-Desinventa”, pois, se o medo é inventado por nós, desinventá-lo é a única saída para livrar-se dele.

“É o espetáculo mais novo da companhia, estreou recentemente. Além de ser o mais atual do grupo, é o único infantil e vem muito a calhar dentro da circulação, pois acaba atendendo não só esta camada do público, mas também adultos, já que a criança não vai sozinha assistir à apresentação”, justifica Biguete, sobre a inclusão da peça no repertório do projeto. O espetáculo, com 65 minutos de duração, é livre para todas as idades, e tem no elenco Dayane Santana, Diego Villas Bôas, Marcus Andrade e Thiago Cardoso.

Teatro em Movimento

A primeira edição do projeto “Teatro em Movimento – Circulação de Repertório” foi lançada no dia 28 de março e segue até setembro, com apoio Torra, Andorinha, Andorinha Express e Governo de Presidente Prudente, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

Neste período, serão mostrados cinco espetáculos. Em abril, além das apresentações de “A Noite das Mal Dormidas”, tiveram início as encenações de “Dom Casmurro”. Se em maio, “Inventa-Desinventa” chega a cinco espaços da cidade, em junho e agosto é a vez de “Angústia” e, em agosto e setembro, “O Canto do Cisne”.

Conforme Biguete, o projeto “está indo muito bem”. “O púbico tem vindo, tem participado, os espaços que temos ocupado têm sido incríveis, dialogar com estas plateias que estão em todos os cantos da cidade tem sido uma experiência muito interessante. E o que a gente esperava está acontecendo, as pessoas vendo todas as peças em cantos distantes da cidade. E também alguns lugares recebendo espetáculos. Isto tem sido muito interessante no processo de formação desse espectador”.

Serviço

Os ingressos deverão ser retirados gratuitamente uma hora antes de cada apresentação. A agenda completa dos espetáculos pode ser conferida através do site www.grupomenadesesatiros.com.br