“Orgulho de Prudente”, FCT/Unesp comemora 60 anos de história

03/05/2019

 

Uma das instituições mais respeitadas de Presidente Prudente, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) completa 60 anos de história. Para marcar a data, foi realizada nesta sexta-feira (03/05) uma mesa-redonda no auditório principal da unidade, com a presença de docentes, funcionários, alunos e membros da diretoria. O prefeito Nelson Bugalho e a secretaria municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, participaram do evento.

Nascida como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), em 3 de maio de 1959, a escola oferecia na época as graduações de Geografia e Pedagogia. Pouco tempo depois, foram incluídos os cursos de matemática e ciências sociais e, posteriormente, ciências. Em 1976, recebeu a denominação de Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”, com a inclusão de diversas outras graduações.

Atualmente, são oferecidos 12 cursos de graduação e 11 de pós-graduação, com mais de 2,7 mil alunos matriculados. Trata-se do maior campus da Unesp no Estado.

Os números, apresentados pelo diretor Rogério Garcia, demonstram a importância da Universidade para toda a região. “São 60 anos prestando valiosas contribuições para a sociedade e produzindo ciência de qualidade”, enfatizou o professor.

Em relação à produção científica, os números também impressionam. Apenas em 2017, os docentes e discentes da instituição publicaram 395 artigos em revistas nacionais, 281 no exterior e 21 livros. “A Unesp é motivo de orgulho para Prudente. Apesar de chegar ao seu 60º aniversário, ainda é jovem e tem muito a crescer, mas sem nunca se esquecer de seu passado glorioso”, declarou o prefeito Nelson Bugalho.