No Sesc Thermas, projeto ‘Inspira’ promove atividades para uma vida saudável

02/04/2019

 

Com o objetivo de inspirar público de todas as idades a desenvolver hábitos saudáveis, são diversas atividades gratuitas ao longo do mês.

Neste mês, o Sesc Thermas de Presidente Prudente convida o público a experimentar práticas que tem como objetivo a promoção da saúde e o desenvolvimento de hábitos saudáveis com o Inspira – Ações para uma vida saudável. A programação é gratuita e conta com atividades como aulas abertas, vivências, bate-papo e oficina.

O projeto, que acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo, instiga a comunidade a pensar sobre saúde de uma forma mais ampla, relacionando-a com os mais diversos aspectos da vida: da biologia à política, da cultura ao meio ambiente.

No Sesc Thermas, tem início com a Vivência de Ioga e Ayurveda, prática voltada para o equilíbrio biológico do indivíduo de acordo com o ayurveda, medicina tradicional indiana que propõe uma vida saudável em sintonia com a natureza e os cinco elementos (ar, éter, água, fogo e terra). Acontece no sábado (6) e domingo (7), às 10h, no Quintal; 12 anos.

Ainda no sábado e domingo, a prática Ayurvédica continua, mas de maneira diferente. Por meio de uma degustação, o público pode reconhecer os seis sabores básicos dos alimentos, bem como as sensações e emoções que eles despertam com a oficina Princípios da alimentação Ayurvédica; que acontece no Quiosque, às 12h, comandada pela professora Jaqueline Borges. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento; 16 anos.

Já o terapeuta e músico que estuda o shakuhachi (flauta japonesa) e a meditação há 28 anos, Márcio Valério, conduz a Meditação com Flauta Japonesa, vivência que utiliza o som em busca da autorrealização. Ocorre no domingo (21), a partir das 10h, no Quintal da unidade; 12 anos.

O terapeuta e especialista em meditação ainda coordena a Meditação para Atletas. Sejam amadores ou de alto rendimento, a vivência tem como objetivo melhorar a performance por meio de técnicas de respiração que auxiliam na concentração. Pode ser conferida no sábado (20), às 10h, no Quintal; 12 anos.

Tem também a aula aberta de Danças Circulares. A roda, formação tradicional das danças circulares, desperta a autoconfiança, a consciência corporal e espacial, além de incentivar a cooperação entre as pessoas, oportunizando o encontro com a cultura de vários povos, com rica diversidade de ritmos e sons. Ela acontece domingo (14), no Bosque, às 10h; 12 anos.

O sorriso e a boa saúde bucal favorecem uma vida social ativa, tendo papel relevante dentro do conceito de qualidade de vida de uma forma ampla. No bate-papo Sorriso para o tempo, são abordadas maneiras de prevenir e tratar enfermidades bucais em idosos. Em uma dinâmica com espelhos, reflete-se sobre a importância de dedicar um tempo para olhar pra si. Com as dentistas da unidade, a conversa é feita na quarta-feira (17), às 10h, na Área de Convivência.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Inspira – Ações para uma vida saudável

Aula aberta - Vivência de Ioga e Ayurveda

Dias 6 e 7, sábado e domingo, às 10h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: 12 anos.

 

Oficina - Princípios da alimentação Ayurvédica

Dias 6 e 7, sábado e domingo, às 12h. Grátis.

No Quiosque.

Inscrições na Central de Atendimento.

Classificação etária: 16 anos.

 

Aula aberta - Danças Circulares

Dia 14, domingo, às 10h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 12 anos.

 

Bate-papo - Sorriso para o tempo

Dia 17, quarta, às 10h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Vivência - Meditação para atletas

Dia 20, sábado, às 10h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: 12 anos.

 

Vivência - Meditação com Flauta Japonesa

Dia 21, domingo, às 10h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: 12 anos.