Mutirão do Lixo Eletrônico contempla distritos; ação segue neste sábado no Parque do Povo

07/06/2019

 

Iniciativa será promovida também no Ana Jacinta, ao lado da UPA, das 9h às 13h

 

A 12ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico já começou. É que nesta sexta-feira (07/06), uma equipe percorreu os distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão coletando todo lixo eletrônico dos moradores. Já neste sábado (8), a coleta terá continuidade no Ana Jacinta, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), das 9h às 13h, e no Parque do Povo, das 8h às 16h. A expectativa de arrecadação deste ano é cerca de 50 toneladas.

Nos distritos, já foi possível notar a pequena quantidade recolhida. É que segundo o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, embora a cada ano mais pessoas participem do Mutirão do Lixo Eletrônico, “boa parte do material acumulado foi recolhido em edições anteriores do evento”.

A orientação àqueles que querem descartar materiais considerados da linha branca, sendo geladeiras, micro-ondas, fogões e máquinas de lavar, é que sejam levados ao ferro velho. Já as lâmpadas devem ser entregues nos locais em que são comercializadas. O mutirão receberá apenas materiais eletroeletrônicos, bem como pilhas e baterias.

Todos os participantes, independente do local de descarte do lixo eletrônico, concorrerão a dez bicicletas, um tablet, um notebook e um videogame.

Durante o mutirão, a Inova Prudente montará uma tenda no local e participará da iniciativa com os alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola, da Inova Kids, com oficina de esculturas feitas com lixo eletrônico, exposição de obras de artes feitas com disquetes velhos e madeira de demolição. A ação conta a participação de Itamar Xavier, João Célio e Josué Pantaleão. Além da exposição, será sorteada entre os participantes uma obra feita com material reciclável.

Além das entidades citadas, o Mutirão do Lixo Eletrônico conta com participação da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Green Eletron, Sicredi Rio Paraná, Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.