Música: De Senegal direto para o Sesc

30/04/2019

Cantor senegalês Umaro faz show neste fim de semana no Sesc Thermas 

Músico sobe ao palco da Área de Convivência às 16h deste sábado (4). Fim de semana ainda conta atividades gratuitas para todas as idades.

Com o objetivo de instigar o gosto pela arte e suas inúmeras linguagens, o Sesc Thermas de Presidente Prudente oferece ao público, neste fim de semana, ateliê de desenho, contação de histórias em cordel, espetáculo e oficina com o tema ‘família’, além do show com o artista senegalês Umaro.

Nascido em Dakar, capital de Senegal (África), Umaro, nome artístico de Oumar Ndiaaye, é cantor, compositor e guitarrista que entrelaça estilos africanos como wolof, pulaar, mandinka e mbalax com soul, rock e latin jazz, o que ele próprio define como “African Feeling Sounds”.

Ainda na infância, foi integrante da primeira banda de crianças do Senegal, a Golden Boys of Dakar. Criado com seus amigos, o grupo abriu shows de cantores africanos populares como Youssou Ndour e Ismael Lo

Em parceria com a cantora americana Elizabeth Shipley, Umaro lançou o álbum “Hoslu” e ganhou projeção internacional, percorrendo os continentes africano, europeu e norte-americano em turnê. Destacou-se, ainda, por suas apresentações no Festival do Sahel e no Festival das Artes e das Culturas do Mundo Negro, ambos do Senegal.

Para além dos festivais, o músico teve uma de suas canções incluídas na trilha do filme “Tableau Feraille”, marco cinematográfico do Senegal na década de 90.  Em 2008, deixou o país para viver no Canadá e nos anos seguintes foi premiado com o “Syli d’argent - Música do mundo”. Atualmente, encontra-se em São Paulo, onde inicia uma nova etapa com músicos brasileiros.

Suas letras tratam do amor, esperança e de temas contundentes como neocolonialismo e os direitos das mulheres e das crianças. Ele apresenta o melhor da world music neste sábado (4), às 16h, na Área de Convivência. Entrada gratuita.

CRIANÇAS

Ainda no sábado, os pequenos se divertem com o ateliê DesenhETAço. Nele, o educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc apresenta os materiais e suportes para a prática do desenho e, periodicamente, técnicas e formas de expressão que podem ser experimentadas nesse espaço de fazeres e saberes.

O ateliê tem início às 10h, na Área de Convivência, totalmente livre e gratuito.

Às 15h, o poeta Moreira de Acopiara comanda o Quintal de Histórias com a contação Cordel e Sustentabilidade. Ele aborda questões relacionadas à diversidade da fauna e flora, menciona pássaros que já não cantam como antes, peixes, répteis e mamíferos que estão escassos, abelhas que produzem menos mel e algumas árvores que podem estar em risco de extinção.

No domingo (5) é a vez de curtir o espetáculo É tudo família? com Catarsis Produções. Davi, Lucas, Lucinha e Júlia têm nove anos, e 1 hora pra dar esta resposta em forma de seminário, na frente da classe inteira e do professor.

Eles não sabem o que dizer: família é um grupo de pessoas com laços de sangue? Ou um grupo de pessoas que moram na mesma casa? Ou um grupo de pessoas que se gostam? Ou um grupo em que há pai-mãe-filhos? Ou é tudo família?

Acompanhe os desdobramentos dessa dúvida às 15h, na Área de Convivência.

Em seguida, às 16h, no Quiosque, é hora de colocar a criatividade em ação com a oficina O que é família?, sob o comando, ainda, da Catarsis Produções. A proposta é a elaboração de um porta-retratos com papel cartão preto e giz de cera colorido, no qual o desenho da própria família ou de tipos de famílias poderá ser levado pra casa.

A retirada de senhas para a oficina é feita na Central de Atendimento no dia da atividade e conta com vagas limitadas. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a prática. A participação é gratuita e a idade máxima do participante é de 12 anos.

ESPORTES

A manhã de domingo (5) é período de relaxar com a vivência Ioga para Todos. Ministrada pela educadora de atividades físico-esportivas do Sesc Daniela Reis, esta prática indiana busca o equilíbrio a partir de exercícios posturais e de respiração, mesclando tonicidade e relaxamento, tudo aliado à meditação. Sob classificação etária de 12 anos, a atividade é gratuita e se inicia às 10h.  

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Fim de semana cultural

Ateliê – DesenhETAço

Dia 4, sábado, às 10h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Contação – Cordel e Sustentabilidade

Dia 4, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – Umaro

Dia 4, sábado, às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Vivência – Ioga para Todos

Dia 5, domingo, às 10h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: 12 anos.

 

Espetáculo – É tudo família?

Dia 5, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

OficinaO que é família?

Dia 5, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.