Prefeitura divulga novo protocolo para coleta de sorologia da dengue

14/04/2020

 

Coleta do exame será realizada apenas no ambulatório em frente ao pronto socorro do Hospital Regional

 

A fim de adotar cada vez mais medidas para prevenção da propagação do coronavírus, a Covid-19, em Presidente Prudente, a Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), divulga o novo protocolo para coleta de sorologia da dengue.

Até esta terça-feira (14/04) ainda será possível realizar o exame nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Cohab e Jardim Santana, bem como no Centro Municipal de Especialidades no Ambulatório Médico ‘Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima’, que fica em frente ao pronto socorro do Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’.

Já a partir desta quarta-feira (15), a sorologia para dengue será coletada somente no Centro Municipal de Especialidades, sempre de segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h às 15h, e as sextas das 8h às 11h.

Segundo a supervisora de Enfermagem da Sesau, Ana Cláudia Braga, a medida é adotada para criar uma estratégia para que o público que faz acompanhamento de dengue esteja em uma unidade que não registra atendimento para pacientes suspeitos de Covid-19, ou seja, aqueles sintomáticos respiratórios.

“Todo paciente notificado com suspeita de dengue recebe uma filipeta com a data da coleta do exame que dá o diagnóstico preciso da doença, que é feito sempre no sétimo dia após o início dos sintomas. Assim, a intenção é adequarmos o fluxo de atendimento nas unidades”, explica.