Matarazzo é exemplo de construção sustentável e concorre no Programa Verde-Azul

15/10/2018

 

 

O Governo de Presidente Prudente participa do Programa Município Verde-Azul por meio de boas práticas sustentáveis que são realizadas em todas as secretarias municipais. Prudente inscreveu projetos que comprovam as ações exigidas para participar do programa. Um dos destaques é o prédio do Centro Cultural Matarazzo, escolhido como a instalação modelo do município, um exemplo de sustentabilidade, uma vez que conta com dispositivos que promovem a otimização e a economia dos recursos naturais.

 

A própria concepção do espaço, com o reuso do material é um exemplo de prática sustentável. O Centro Cultural Matarazzo ocupa o prédio que abrigava os antigos galpões da Companhia Marcondes de Colonização, Indústria e Comércio, após o tombamento do imóvel, ele foi recuperado, mediante a preservação de suas características estruturais e arquitetônicas e utilização de materiais reutilizados, tais como madeira e tijolos.

 

Foram analisados pelo menos 19 itens que fazem parte das instalações do prédio como a utilização de telhas de vidro; utilização de vidro em portas e vãos; substituição de lâmpadas; luminárias com refletores de alumínio para lâmpadas fluorescentes.

 

A ventilação cruzada para a melhor circulação do ar e, consequentemente, ventilar melhor o prédio foi outro recurso usado, como também os vasos sanitários instalados em parte dos banheiros contam com caixa de descarga acoplada, geram economia de até 60% de água a cada descarga.

 

O Centro Cultural Matarazzo também possui pavimento permeável, tanto no estacionamento destinado aos veículos oficiais quanto na maior parte da área externa, que favorece a infiltração da água da chuva.

 

Além disso, possui várias áreas com cobertura vegetal (grama), o que permite a permeabilização da água no solo.

 

As torneiras com temporizadores, que permitem o acionamento e a interrupção do fluxo de água resultando na economia de até 70% de água e as torneiras com /redutores de vazão, visando à economia de água e controlando, assim a quantidade de água que sai pela torneira, são também destaques do modelo sustentável que permite a redução do consumo de água.

 

O Matarazzo conta com sensores de presença e de movimento para reduzir o consumo de energia, mantendo apagadas as luzes dos espaços comuns quando não há ninguém no local e a utilização de luminárias com fotocélulas, visando evitar o desperdício de energia.

 

O prédio também é equipado com lixeiras/ coleta seletiva individuais e circuitos de iluminação individual, interruptores individuais, que formam uma instalação de circuitos independentes para o acionamento da iluminação.

 

Outros itens do Matarazzo, que representam um exemplo de sustentabilidade são: elevador com controle de tráfego, sendo o seu uso permitido apenas aos portadores de necessidades especiais; bicicletário que estimula que os frequentadores do espaço utilizem um meio de transporte que não causa impactos ao meio ambiente, ao permitir que as bicicletas sejam guardadas com segurança.

 

Os funcionários do Centro Cultural Matarazzo mantêm uma horta, cujos produtos são utilizados por eles mesmos, em suas refeições. Para a construção de parte dos canteiros foram utilizados pneus inservíveis.

 

Por meio da aplicação de tintas de tonalidades claras nas paredes internas do Centro Cultural Matarazzo, buscou-se aumentar a propagação da luz natural e diminuir a absorção de calor, tendo em vista a redução do consumo de energia elétrica.

 

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portela, as ações desenvolvidas no Centro Cultural Matarazzo são um exemplo de gestão sustentável, e que devem gradualmente ser implantadas em outras secretarias municipais.

 

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO.