Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

29/08/2019

 

 

8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega ao Sesc Thermas

 

Programação busca ampliar o espaço da reflexão sobre os temas socioambientais da atualidade. Encontros são feitos na Área de Convivência.

 

Ao longo de setembro, o Sesc Thermas de Presidente Prudente exibe filmes nacionais e internacionais que abordam a relação do ser humano com o meio ambiente. A programação, que integra a Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, conta ainda com formação de educadores, rodas de conversa e debates gratuitos, que acontecem às 20h, na Área de Convivência.

 

Dirigido por Ann Shin, ‘Superalimentos’ (2018) traz à tona os fatos e mitos por trás dos alimentos com propriedades nutricionais extraordinárias, revelando o efeito cascata dessa indústria nas famílias de agricultores e pescadores mundo afora, além dos impactos na saúde, segurança alimentar, agricultura sustentável e nas práticas de comércio justo. Após a exibição, na terça-feira (3), ocorre um bate-papo com o geógrafo e professor Marcelo Lopes, do ‘Quintal, Hortas e Jardim’.

 

O trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais cresce no mundo todo. Mas o avanço da chamada ‘Gig Economy’, fenômeno também conhecido no Brasil por ‘uberização’, vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho numa sociedade cada dia mais conectada. ‘GIG – A Uberização do Trabalho (BRA)’ (2019) explora esse universo na terça (10).

 

Imagine morar em um dos lugares mais contaminados do planeta. É assim que cerca de seis mil mulheres, homens e crianças vivem e trabalham em Agbogloshie, em Gana. Ilegalmente, todos os anos, o maior depósito de lixo eletrônico no mundo recebe toneladas de computadores, smartphones, tanques de ar condicionados e outros dispositivos de um distante mundo eletrônico e digitalizado. ‘Bem-Vindo a Sodoma’ (2018), exibido na sexta-feira (13), ainda conta com um bate-papo sobre lixo eletrônico com Marcelo Lopes.

 

Além de concentrar 20% da água potável do mundo, a Amazônia é a região com maior possibilidade de manter seus mananciais nas próximas décadas, graças à umidade de sua floresta. Dirigido por Orlando Senna, ‘Idade da Água’ (2018) traz um alerta sobre a questão da falta de água e sobre a cobiça internacional pelo maior reservatório de água doce do planeta. O filme é apresentado na terça (17).

 

Na quarta-feira (18), o público assiste ‘Cartucho’ (2017) e, em seguida, participa de uma conversa com o geógrafo Marcelo Lopes. O longa reconstrói a memória fragmentada de El Cartucho, bairro de Bogotá violentamente demolido pelo governo e transformado em um parque estéril em 2001, ilustrando a história da degradação que representa uma sociedade que tenta varrer o lixo para debaixo do tapete.

 

Dirigido por Sérgio de Carvalho, ‘Empate’ (2018) parte da reflexão do líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes dias antes de seu assassinato: "É uma forma de luta que nós encontramos para impedir o desmatamento. A gente se coloca diante dos peões e jagunços, com nossas famílias, mulheres, crianças e velhos, e pedimos para eles não desmatarem e se retirarem do local. Eles, como trabalhadores, a gente explica, estão também com o futuro ameaçado. E esse discurso, emocionado, sempre gera resultados. Até porque quem desmata é o peão simples, indefeso e inconsciente." A obra é exibida na terça (24).

 

Oficina

 

O público também participa da oficina ‘Audiovisual como ferramenta de transformação socioambiental’, ministrada pela equipe da 8ª Mostra Ecofalante, nesta quinta-feira (12), das 18h às 22h.

 

A proposta da atividade, que conta com inscrições na Central de Atendimento, é apresentar e discutir metodologias para a utilização do audiovisual em projetos socioambientais, tendo em vista ser este recurso um forte aliado do processo educacional, que torna a relação ensino-aprendizagem mais lúdica e eficiente ao estimular o debate, a pesquisa e a ação.

 

Por meio desta programação, integrante da Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, o Sesc Thermas busca ampliar o espaço da reflexão sobre os temas socioambientais da atualidade.

 

SERVIÇO

 

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

 

Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

 

Filme + bate-papo – Superalimentos

 

Dia 3, terça, às 20h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.

 

 

Filme – GIG - A Uberização do Trabalho (BRA)

 

Dia 10, terça, às 20h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.

 

 

Oficina – Audiovisual como ferramenta de transformação socioambiental

 

Dia 12, quinta, das 18h às 22h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.

 

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

 

Filme + bate-papo – Bem-Vindo a Sodoma

 

Dia 13, sexta, às 20h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.

 

 

Filme – Idade da Água

 

Dia 17, terça, às 20h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.

 

 

Filme + bate-papo – Cartucho

 

Dia 18, quarta, às 20h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.

 

 

Filme – Empate

 

Dia 24, terça, às 20h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.