Superlua atrai olhares dos visitantes na Cidade da Cidade da Criança

10/03/2020

 

Na noite desta segunda-feira (10/03) muita gente parou o que estava fazendo para dar aquela olhadinha para o céu. Afinal, não é todo dia que se tem a oportunidade de ver a Superlua. Por este motivo cerca de 600 pessoas acompanharam o fenômeno no Observatório da Cidade da Criança. O fenômeno foi visto através dos equipamentos e ambiente que favoreceu ainda mais a apreciação do evento astronômico.

O planetarista Rafael Gomes da Silva esteve à disposição do público presente e tirou de dúvidas de pessoas de todas as idades sobre o fenômeno, que ocorre, normalmente, cerca de quatro vezes ao ano.  “Foi um prazer enorme como profissional ver o entusiasmo das pessoas  desde criança até os adultos. Ontem o nosso satélite natural esteve  a aproximadamente 357.122 km da Terra. Sendo que a distância média entre o planeta e a Lua é de 384.403 km, visualmente até  14% maior, comparado com os dias normais”.

 O Observatório do Parque Ecológico de Presidente Prudente atende regularmente todas as quintas e aos sábados, com entrada gratuita, das 19h às 22h. “O Observatório da Cidade da Criança tem um  excelente ambiente com baixa poluição luminosa urbana, topografia elevada e dois telescópios. Esse conjunto dá ao visitante uma sensação ímpar”, completa Rafael.

A moradora de São José dos campos  Rosicler de Moraes participou da observação pela primeira vez e recomenda. “Eu vim com a minha cunhada e com o meu sobrinho a nossa noite foi perfeita uma experiência única valeu muito a pena ter vindo acompanhar de perto e indico a observação da Cidade da Criança”, finaliza Rosicler.

O prudentino Antônio Carlos Falcão veio incentivado pelo filho Matheus de Freitas Falcão. “O nosso pequeno  fez o convite para mim e para a minha esposa, a  professora da escola dele avisou que teria a Superlua aqui na Cidade da Criança, então a gente veio em família, foi um momento especial, nunca tínhamos passado por uma experiência desta gostamos muito queremos vir mais vezes”, conta Falcão. 

Silvana Bossa veio com o namorado Pedro Peres e aproveitaram para deixar a noite ainda mais romântica. “Esta é a primeira vez que venho à noite aqui no observatório é maravilhoso e emocionante eu consegui ver perfeitamente a superlua a gente tão pertinho tão perfeita, que deu até vontade de apertar a lua”, conta Silvana.

Segundo o Pedro ele já participou de várias observações na cidade da Criança mais confessar que esta foi diferente de todas as outras. “Hoje esta sendo especial acompanhado da minha amada ainda tudo fica mais bonito”, comenta Pedro.

Informa: O governo de Prudente através da secretaria municipal de Turismo e Ciop.