Inclusão Escolar é tema abordado em palestra com gestores do Ensino Municipal

01/03/2019

 

 

A fim de explanar cada vez mais sobre inclusão, o Governo Municipal, por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente, realizou uma palestra com a professora doutora Martinha Clarete dos Santos, de Londrina. Na ocasião, a atividade foi direcionada aos gestores das escolas, sendo diretores, orientadores pedagógicos e aos professores articuladores do Programa de Educação Integral Cidadescola e do Atendimento Educacional Especializado.

Para coordenadora dos Diretos da Pessoa com Deficiência, Eliane Chagas, o evento é muito significativo, “haja vista que a doutora Martinha apresenta uma enorme capacidade em transmitir conhecimento”. “Ela abordou a temática sob diferentes óticas [científica, histórica e vivência pessoal], o que possibilitou aos participantes uma reflexão sobre os direitos humanos e os princípios essenciais na construção de uma escola para todos”, explica.

A palestra, organizada pela Seduc em parceria com a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contou com apoio da pós-graduação em Educação da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), a qual recebeu como aula inaugural a palestra com o tema ‘Por uma epistemologia da Inclusão Escolar’.

Além dos já citados, participaram da palestra as coordenadoras Pedagógica e de Educação Especial da Seduc, Marli Rodrigues e Jussara Oliveto Miralha, respectivamente. Pela Unoeste, a atividade contou com a participação dos coordenadores da pós-graduação, os doutores Mônica Furkotter e Marcos Vinícius.

 

A palestrante – Martinha possui extenso currículo na área, tendo em seu currículo oito anos no Ministério da Educação, a frente da Diretoria de Políticas Públicas Educacionais, na extinta Secadi (Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Alfabetização).