Importante acesso à zona leste, viaduto da Manoel Goulart recebe intervenção artística

16/04/2019

 

O Viaduto “Pioneiro João Batista Horta”, que liga a Avenida Manoel Goulart à Rua Mendes de Moraes, é um dos principais acessos para os bairros da zona leste da cidade, por onde transitam centenas de veículos todos os dias. Em breve, toda aquela passagem ganhará novos ares com a execução de uma intervenção artística, por meio da técnica da grafitagem.

A ideia é mudar radicalmente a experiência de quem passa pelo viaduto sob a estrada de ferro. O prefeito Nelson Bugalho já determinou às Secretarias de Cultura, Mobilidade Urbana (antiga Semav) e Obras que se mobilizem para dar início ao projeto o quanto antes.

“Desde o início de minha administração, assumi o compromisso de reconectar o centro à zona leste, que por muito permaneceu segregada e discriminada pelos muros que a separavam do restante do município. A intervenção vem ao encontro desse projeto, pois recupera uma das mais importantes portas de entrada para a zona leste”, explicou Nelson. 

A arte é de autoria do publicitário Richard de Almeida, elaborada por sugestão do jurista Zelmo Denari. Ele diz que sempre se incomodou com o aspecto daquele viaduto, já que se trata de um ponto movimentado da cidade. Então, idealizou uma proposta em que os veículos “interagissem” com a arte, chegando ao modelo apresentado ao chefe do executivo, no qual os túneis simulam os eixos de um vagão. As paredes de ambos os lados da Avenida Manoel Goulart também receberão trabalhos de grafitagem.

A pedido do chefe do executivo, a Semob cuidará da ordenação do trânsito durante a execução dos trabalhos – preferencialmente aos fins de semana -, enquanto a Sosp ficará responsável por eventuais adequações nas paredes do viaduto e, por fim, a Secult assumirá a parte artística do projeto.

É importante lembrar que intervenções semelhantes já ocorreram em outros pontos da cidade, como nos muros próximos ao Centro Cultural Matarazzo e na Praça do Bacarim.