Idosos: curso de introdução ao uso de celular

08/08/2019

Sesc Thermas realiza curso gratuito de introdução ao uso de tablet e celular para idosos

Aulas acontecem às quintas e conta com inscrições na Central de Atendimento.

Sesc Thermas de Presidente Prudente oferece, de 8/8 a 5/9, um curso de introdução ao uso de tablets e celulares voltado às pessoas acima de 60 anos. A programação integra o Trabalho Social com Idosos (TSI), programa que conta, ainda, com curso de dança de salão e um show com a cantora e bailarina Fanta Konatê, todos gratuitos.

Segundo dados da 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), atualmente há 230 milhões de celulares ativos no Brasil. O mesmo estudo revela que o país também possui uma média de dois dispositivos digitais por habitante, incluindo tablets, computadores, notebooks e smartphones.

Acompanhar a evolução tão rápida dos meios digitais e das novas formas de fazer comunicação, por vezes, é difícil. Pensando nisso, o educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Thermas, Leandro Barbosa, ensina as ferramentas básicas para utilização de celulares smartphone e tablets, facilitadores do dia a dia.

Nas aulas, que acontecem às quintas-feiras, das 15h30 às 17h30, os participantes são orientados a entender o processo de manipulação e configuração do equipamento, além de tirar vantagens com suas ferramentas. O educador também fala sobre os melhores planos de celulares e como comprá-los.

“O curso busca fazer um apanhado geral sobre como funciona e como manipular da melhor maneira esses equipamentos, buscando ter dispositivos facilitadores no dia a dia da pessoa”, comenta Leandro.

Elsa Munhoz, 71 anos, conta como o curso a ajudou. “Eu não sabia nem pegar no celular, hoje eu já passo mensagens por texto e áudio, falo com meus parentes de Minas Gerais e São Paulo, navego no Facebook. Para mim, foi muito bom ter participado porque, além de aprender, a gente se distrai bastante”, explica a aposentada.

O curso de ‘Introdução ao uso de tablets e celulares’ conta com vagas limitadas. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente na Central de Atendimento do Sesc Thermas.

Dança de Salão

Às quartas e sextas-feiras, os participantes do TSI praticam o curso de ‘Dança de Salão’. Além de favorecer a socialização, a dança auxilia na execução dos movimentos cotidianos e traz benefícios emocionais aos alunos.

Ministrada pela professora Kinha Campos, o curso conta com aulas dinâmicas, compostas por aquecimento inicial, exercícios de coordenação e passos básicos do ritmo. A prática acontece sempre às 14h30.

Nas aulas, são ensinados os principais passos do samba, forró, bolero, dentre outros ritmos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento, necessitando apresentar atestado médico que comprove aptidão para integrar a atividade física.

Show

Na sexta-feira (30), o público acompanha o show ‘África Viva’, com a cantora e bailarina Fanta Konatê,embaixadora da cultura da Guiné no Brasil. A compositora, integrante de uma família de grande tradição artística, realiza um trabalho internacional que une a ancestralidade africana e a contemporaneidade da diáspora através dos tambores, dança e multimídia.

Já excursionou por Suécia, Japão, Polônia, EUA e África Oeste. Neste show, apresenta danças que expressam a alegria e a vitalidade de um povo que se reúne diariamente para celebrar a vida, com instrumentos ancestrais e contemporâneos. Ela sobe ao palco da Área de Convivência, às 14h30.

SERVIÇO

Trabalho Social com Idosos – TSI

Curso – Introdução ao uso de tablets e celulares

De 8/8 a 5/9, quintas, das 15h30 às 17h30. Grátis.

No Espaço de Tecnologias e Artes.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas ne Central de Atendimento.

 

Curso – Dança de salão

Quartas e sextas, às 14h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Inscrições na Central de Atendimento. Necessário apresentação de atestado médico para realização da atividade. 60 anos.

Show – África Viva

Dia 30, sexta, das 14h30 às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.