Grupo ‘Manas Latinas’ retrata a força histórica das mulheres em show gratuito no Sesc Thermas

07/03/2019

Pitoniza, Nega San e Aramá se apresentam no sábado (9), às 16h. Fim de semana ainda conta atividades para crianças.

A programação cultural do Sesc Thermas de Presidente Prudente está recheada de atividades para este fim de semana. O som de sábado à tarde fica por conta do grupo Manas Latinas, e tem também oficinas, contação de histórias e espetáculo infantil. Tudo de graça para toda a família. 

O termo ‘Rap’ nasceu da junção das palavras ritmo e poesia (rhythm and poetry, em inglês) e surgiu na Jamaica, na década de 1960, posteriormente levado para os Estados Unidos. Ganhou força, sobretudo, nas periferias de grandes cidades do mundo, tornando-se um ritmo popular.

No Brasil, se consolidou na década de 80, na cidade de São Paulo. Suas letras, dotadas de mensagens de cunho político e social, denunciam as injustiças vividas por moradores das periferias das grandes cidades, reflexo do processo de desigualdade social. 

Conectadas pela língua e legado cultural, as Manas Latinaspromovem o encontro dos ritmos que herdaram e, na batida do rap, cantam letras que retratam seu cotidiano, lutas e experiências, tendo como pano de fundo a força histórica das mulheres e seu empoderamento.

O grupo Manas Latinas é formado por Pitoniza (Argentina), Nega San (Brasil) e Aramá (Itália), e sobe ao palco da Área de Convivência neste sábado (9), a partir das 16h, em um show que promete agitar o público. A entrada é gratuita.

CRIANÇAS

Os pequenos não ficam de fora do fim de semana cultural do Sesc. No sábado (9), no Quintal de Histórias, a atriz Fernanda Cabral de Vasconcellos faz a contação ‘A mulher que matou os peixes’. Nela, a personagem Clarice pede perdão aos leitores por ter esquecido de alimentar os peixinhos de seu filho.   

Antes de contar como isto aconteceu, ela relembra histórias de bichos que passaram por sua vida, como a macaca Lizete e os cachorros Jack e Dilermando. A estória se desenrola no Quintal, a partir das 15h.

Já no domingo (10), a ‘Cia Serafin Teatro’, por meio do Arte em Cena, convida o público a vivenciar a alucinante experiência do seu teatro de bonecos com sessões de 20 minutos às 11h, 11h45, 12h30, 13h15, 14h30, 15h15, 16h e 16h45, no Bosque.

Composta por Abel Saavedra, Raquel Saldivia e Belén Palkovsky, a Serafin Teatro nasceu em 2011, em Barão Geraldo – Campinas (SP), e, desde então, desenvolve direção de espetáculos e de atores, criação e apresentação de espetáculos, números e performances, atividades de formação como cursos, oficinas e workshops; e produção de cenários, figurinos e bonecos.

O grupo encena espetáculos de teatro que, além de abordarem temáticas estéticas, ecológicas e humanas, cuidadosamente pensadas e direcionadas ao público infantil, os introduzem ao ritual do teatro, recriando a ação de adquirir o ingresso da bilheteria, recepção e acomodação do público pelo porteiro, o terceiro sinal, e, por fim, o fascinante mundo teatral.

‘Azulindo’ propõe uma reflexão acerca da poluição nos oceanos. Tudo começa com uma menina que se comunica com os animais marítimos por meio de uma concha. Ao ouvi-los, ela descobre que o mar está em apuros devido à poluição que, de tão grande, dá vida a um temido monstro originado do lixo.

Em seguida, no Brincando com Arte, a arte-educadora e artista plástica Ivonete Alves ensina como fazer ‘Abayomis’, bonecas símbolo da resistência negra no Brasil cujo nome deriva da línguaIorubá, uma das maiores etnias do continente africano.

A versão mais conhecida da história que envolve o surgimento das bonecas, segundo Ivonete, é a de que durante o trajeto da África até o Brasil nos navios negreiros, as escravas, mães, confeccionavam bonequinhas, somente de nós e amarrações, com o tecido da barra de suas roupas a fim de distrair e consolar os filhos durante a viagem.  

Ainda de acordo com a artista, a necessidade do objeto e sua história serem compartilhados reflete na representação que carregam consigo, ao ilustrarem parte da história e ancestralidade africanas.

Na oficina, as crianças utilizam as Abayomis para confecção de móbiles com cordas e barbantes coloridos. ‘‘Como arte-educadora e artista plática, já trabalhei de diferentes maneiras com as Abayomis. Para a oficina no Sesc propus algo inovador, que é a usabilidade móbile das bonecas’’, diz.

‘‘O bacana é vivenciar a tranquilidade que a confecção nos passa. As crianças, sobretudo, descobrem a capacidade que têm de produzir as Abayomis, por se tratar apenas de nós. É uma atividade que permite o exercício manual de maneira acessível’’, completa.

A retirada de senhas para a oficina é feita na Central de Atendimento no dia da atividade e conta com vagas limitadas. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a prática. A participação é gratuita e a idade máxima do participante é de 12 anos.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Fim de semana cultural

Contação – A mulher que matou os peixes

Dia 9, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – Manas Latinas: Pitoniza (Argentina), Nega San (Brasil) e Aramá (Itália)

Dia 9, sábado, às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Teatro de bonecos – Azulindo

Dia 10, domingo. Sessões de 20 minutos às 11h, 11h45, 12h30, 13h15, 14h30, 15h15, 16h e 16h45. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.

Oficina – Confecção de Abayomis

Dia 10, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.