Covid-19: Ferramenta disponibiliza números e notícias atualizadas da doença em Prudente

20/03/2020

 

Devido ao aumento constante de suspeitas de coronavírus, o Covid-19, em Presidente Prudente e, com isso, a geração de notícias falsas, as fake news, envolvendo supostos casos positivos da doença no município, o Governo Municipal, por meio da colaboração de mentores e especialistas ligados a Inova Prudente, anuncia a implantação do portal em que as pessoas poderão acompanhar os números atualizados diariamente. Os dados estão disponíveis no www.prudentedigital.com.br, nos ícones ‘Boletim Coronavírus’ e ‘Notícias Coronavírus’.

A ferramenta exibirá em tempo real o número de casos suspeitos, descartados, confirmados e até de óbitos, caso haja, além de um link para as notícias oficiais e ícone que direciona o internauta para mais informações sobre a doença.

De acordo com o prefeito Nelson Bugalho, essa é mais uma medida para que os munícipes busquem informações em fontes confiáveis.“Os hábitos sociais e as providências que estamos tomando são fundamentais para minimizarmos a propagação da doença. Entretanto, informação segura e de qualidade também deve fazer parte do combate à pandemia. É inadmissível que em momentos como esse algumas pessoas simulam notícias falsas para confundir as pessoas e agravar a situação”.

De acordo com o diretor presidente da Inova, Bruno Carnelóss, “o recurso foi pensado e criado para que as pessoas possam acompanhar não só a evolução dos números na cidade, mas também as notícias”. “Toda a solução foi pensada e criada por um time de especialistas e mentores que trabalhou como se fossem uma startup [modelo de negócio inovador que cria soluções rápidas para os problemas da sociedade], e, em poucas horas, tudo já estava no ar, sem custo algum ao município”, reforça.

Para a coordenadora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, a ferramenta será muito útil, já que trata-se de uma fonte confiável de informação a fim evitar desencontros de informações. “Antes mesmo de iniciarmos a divulgação das suspeitas, minha filha encontrou números equivocados e veio toda empolgada me mostrar. Fiquei surpresa como a internet é rápida. Precisamos de velocidade também para divulgar os números que tem de ser informados por fontes confiáveis”.

O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, explica que esta é a primeira versão do projeto e que o site deverá receber novas ferramentas. “Tínhamos que agir rápido e agora vamos melhorar a plataforma. Em breve, haverá mais informações e boletins de última hora. As pessoas terão ciência que poderão confiar nesta fonte de informação e isso pode ser decisivo para os próximos dias. É preciso conscientização e união de todos”, conclui.