Governo renova convênio com Atividade Delegada para garantir segurança em espaços públicos

17/06/2019

 

Em reunião com a alta cúpula do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), o prefeito Nelson Bugalho renovou por mais um ano o convênio entre o Governo de Presidente Prudente e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do programa Atividade Delegada.

Atualmente, cerca de 20 prédios da prefeitura são contemplados com o serviço, que disponibiliza PMs em dias de folga para atuar na segurança  dos espaços. Entre os locais, estão Unidades Básicas de Saúde (UBSs), terminal rodoviário, Balneário da Amizade e Parque Ecológico São Lucas/ São Matheus.

“Quando pensamos em alternativas para garantir a segurança de espaços públicos, pensamos logo no programa Atividade Delegada, pois a eficiência dos policiais militares do Estado de São Paulo é incontestável. Em havendo disponibilidade financeira, nossa intenção é ampliá-lo para outros pontos futuramente”, mencionou Bugalho.

A competência da PM atuante na região foi confirmada com os índices de criminalidade apresentados durante a reunião, ocorrida na tarde desta segunda-feira (17/06) no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”. O comandante do CPI-8, Coronel Adilson Luís Franco Nassaro, conduziu a explanação e trouxe números que confirmam que, de fato, Prudente se destaca no quesito segurança.

Em 50 municípios da regional do comando (composto por 67 cidades), houve no máximo uma ocorrência de homicídio em todo o ano passado, e em 37 localidades, apenas um roubo no máximo.

Ao analisar apenas a capital regional, boa parte dos indicadores coloca Prudente em posição privilegiada em comparação com municípios de igual porte. É o caso de homicídios, roubos de veículos e outros roubos, em que a cidade figura com os menores índices – sempre rivalizando com Marília e Bauru.

“Os números demonstram avanços constantes no combate à criminalidade em toda a região. Em praticamente todos os indicadores, há uma tendência de queda nas ocorrências nos últimos 10, 15 anos. Não temos dúvidas de que, hoje, esta é a região é a mais segura do Estado”, pontuou Nassaro.