Governo realiza conscientização sobre descarte irregular de lixo em bocas de lobo

25/03/2019

 

A fim de estagnar cada vez mais os casos de dengue em Presidente Prudente e colaborar com o fim das problemáticas que causam a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da doença, o Governo Municipal, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), realiza nesta terça-feira (26/03) a ação ‘Boca de Lobo, o problema é seu também’.

No dia, a partir das 7h30, haverá pintura alusiva à problemática em bocas de lobo, com início na Avenida Washington Luiz com a Joaquim Nabuco, em ambos os sentidos da via. Seguido a sequência, terá também na Joaquim Nabuco com a Doutor Gurgel; na Coronel José Soares Marcondes com a Washington Luiz; e na Washington Luiz com a Ribeiro de Barros. A ação será realizada em parceria com os professores Itamar Xavier e João Célio, da Fundação Inova Prudente.

Embora a iniciativa esteja programada para terça, as atividades tiveram início na sexta-feira (22). Isso porque houve coleta de amostras para identificar se há larvas do Aedes Aegypti ou até mesmo o mosquito adulto, e animais peçonhentos. Já nesta segunda-feira (25), desde as primeiras horas da manhã, os locais selecionados para receber a pintura foram contemplados com limpeza.

“Além da mudança de comportamento da população, o objetivo deste projeto é a redução de infestação de insetos, principalmente do mosquito Aedes, e dos acidentes por animais peçonhentos”, pontua a supervisora da VEM, Elaine Bertacco.

A mudança comportamental citada por Elaine é referente ao lixo descartado em bocas de lobo. Segundo ela, durante a limpeza, tem sido encontrado todo tipo de material, como plásticos, vidros, alumínios e, até mesmo, pneus. “Ou seja, servem como recipientes para proliferação do mosquito, além de entupirem os canos e causarem alagamento e assoreamento”, ressalta.

Entre as parceiras da ação, estão a Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Ecoponto e as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Sosp), Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Semea). De acordo com Elaine, a intenção é ampliar a iniciativa para outras localidades, bem como envolver crianças e idosos.