Governo de Prudente reinaugura Pinacoteca “Laert Bueno Junior”

03/04/2019

 

A manhã desta quarta-feira (03/04) foi dedicada a relembrar com carinho de um dos maiores militantes da cultura na região de Presidente Prudente, que teve seu nome eternizado no espaço que ajudou a construir. A Pinacoteca Municipal “Laert Bueno Junior”, localizada no Centro Cultural Matarazzo, foi reinaugurada em uma solenidade que reuniu familiares e amigos de Laert, além de autoridades municipais e personalidades do meio artístico.

O perfil empreendedor e solidário do homenageado permeou todos os discursos da cerimônia, que enalteceram a vida e a grandiosa contribuição para a sociedade prudentina. O secretário municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, foi o primeiro a discursar e, visivelmente emocionado, rememorou um pouco da convivência com o homem que foi o responsável por lançá-lo na vida cultural.

 “Se eu hoje estou secretário de cultura, se hoje sou diretor de teatro, se hoje sou um apaixonado por cultura, eu devo ao Laert e ao apoio que ele me deu lá no início”, disse Nougueira, visivelmente emocionado ao lembrar do amigo e parceiro de militância em prol da cena cultural em Prudente.

Representando toda a família, o filho Rodrigo Bueno fez questão de enfatizar o carisma do pai, que dedicou a vida a construir laços de amizade, companheirismo e colaborar com o próximo.

“Acima de qualquer satisfação pessoal, ele vibrava quando via o outro crescer, se desenvolver como pessoa. Mesmo com todas as conquistas, meu pai nunca se envaideceu ou se tornou uma pessoa soberba, pelo contrário. Não é à toa que hoje eu posso dizer que minha família é gigantesca, pois além daqueles de sangue, posso contar com dezenas de pessoas queridas que amavam o meu pai”, disse Rodrigo.

A pinacoteca municipal conta hoje com um acervo de aproximadamente 300 obras, sendo que mais da metade delas foi conquistada pelo próprio Laert. Para o prefeito Nelson Bugalho, seus feitos – que incluem a própria pinacoteca e também a idealização de um Centro Cultural nos escombros das Indústrias Matarazzo – transformaram a vida cultural da cidade, razão pela qual a homenagem é mais do que justa.

“Infelizmente, a nossa legislação não permite que homenageemos pessoas em vida em prédios públicos, mas o importante é que sua memória está eternizada nesse espaço. Para sempre, poderemos dizer que a pinacoteca municipal é também a casa da família e dos amigos de Laert Bueno”, afirmou Nelson.

Na entrada da pinacoteca, o público poderá contemplar um retrato de Laert de autoria do pintor nipo-brasileiro Kinya Ikoma, um dos poucos quadros não abstratos do artista.