Governo de Prudente apresenta Prontuário Eletrônico à Prefeitura de Londrina  

20/03/2019

 

Tecnologia deverá ser implantada na cidade paranaense através do termo de cooperação entre os municípios

 

O Governo de Presidente Prudente recebeu nesta quarta-feira (20/03) representantes da Prefeitura de Londrina, entre eles o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Felippe Machado, a assessora técnica da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps), Daniela Souza Carvalho, e a diretora da Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento (Codel), Renata Passi.

Em reunião realizada na sede da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Prudente, foi apresentado à Londrina o Prontuário Eletrônico. A tecnologia, em funcionamento desde 2009,permite que o histórico do paciente seja acessado de qualquer unidade de saúde. Dessa forma, no ato do atendimento, o médico tem ciência da medicação que o paciente está fazendo uso, dos exames realizados, entre outras informações, com exceção de atendimentos no Programa DST/Aids, cujas informações são sigilosas.

O Prontuário Eletrônico deverá ser instalado em Londrina, já que os municípios seguem em contato para assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, o que possibilitará que as cidades troquem soluções inovadoras sem custo. “Podemos observar que em relação à tecnologia, Prudente está à frente em algumas áreas. O termo vem para auxiliar determinadas ações para que consigamos melhorar os serviços de saúde ofertados à população”, pontuou Felippe.

O secretário da SMS disse também que, se implantado, o Prontuário Eletrônico resultará em agilidade e redução de custos. “Temos uma estrutura de saúde semelhante à Prudente, mas com números mais amplos por sermos um município maior. Se conseguirmos avançar para implantação da tecnologia, daremos mais qualidade e agilidade aos atendimentos, e reduziremos custos”, avaliou, informando que as soluções inovadoras em outras áreas também serão avaliadas, como o georreferenciamento da Seduc (Secretaria Municipal de Educação).

Ao titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, a vinda da equipe da SMS a Prudente demonstra interesse em relação ao que já foi tratado em um primeiro contato em Londrina, no dia 8 de março. “A próxima etapa é fazer a transferência desta tecnologia para que possam implantar e utilizá-la.Ficamos felizes, pois Londrina é maior que Prudente, e saber que estamos colaborando na área de tecnologia com uma cidade mais rica, desenvolvida e maior, representa o reconhecimento do trabalho da TI e de toda equipe”, ressaltou.

Em relação à assinatura do Termo de Cooperação Técnica, Renata explica que Londrina propôs ao Governo de Prudente, por meio da Setec, e que agora o município paranaense aguarda o retorno da Seajur(Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos) para tramitar junto ao setor jurídico de Londrina e finalizar o termo para que os prefeitos Marcelo Belinati e Nelson Bugalho assinem. “É uma parceria que vai dar certo”, concluiu.

Além dos citados, participaram da reunião na Secretaria de Saúde a secretária-adjunta, Sílvia Alves Dutra de Souza, coordenadora das ESFs (Estratégias de Saúde da Família), Gisele MariotiniOrrigo, além do supervisor de TI, Antônio Faucz Filho, das analistas de Sistemas, Renata Galindo Rinaldi e Teresa Cristina Rosselli Faria, e também do integrante da equipe, Flávio Colaço do Nascimento.

Após a reunião na Secretaria de Saúde de Prudente, a comitiva do Governo de Londrina seguiu para a Fundação Inova Prudente. No local, eles foram recebidos pelo diretor-presidente da entidade, Bruno Garcia Carnelóss.