Governo a parceiros certificam participantes do Projeto Queijo Artesanal do Pontal

31/05/2019

 

Durante a cerimônia, produtores deram início à criação da associação dos queijeiros

 

“Um dia de muita alegria”. Assim foi definida pelo prefeito Nelson Bugalho a cerimônia de encerramento da etapa de capacitação do Projeto QAP (Queijo Artesanal do Pontal), realizada nesta sexta-feira (31/05), na Fundação Inova Prudente. Agora, os 50 alunos concluintes do curso que participaram do ato solene são profissionais certificados na produção de queijo.

O chefe do Executivo disse também que quem comprar um produto com o selo do QAP, terá a certeza de que foi produzido por pessoas com as melhores práticas para produção. “O selo dará valor ao produto. Queremos que esse queijo seja vendido em vários lugares com a garantia e observância das melhores práticas”.

Além disso, o prefeito orientou que os queijeiros criem uma associação, assim como os produtores de batata doce criaram a Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata Doce de Presidente Prudente).

“Os batateiros criaram a associação que deu mais força a eles. É importante que os queijeiros também criem para continuarmos avançando. Entendemos que é de fundamental importância. Inclusive, quero que na próxima Batatec [Feira Tecnologia da Batata Doce] o QAP tenha um estande”, orientou.

Após a orientação do prefeito, teve a mediação para dar início a criação da associação. Durante a cerimônia, surgiram 23 alunos interessados em integrar o órgão.

Assim como o prefeito, o coordenador do projeto, Luiz Henrique Miguel Ferreira, da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), definiu o dia como um dos mais importantes da vida dos produtores. Lembrou ainda que a região e a 2ª maior Bacia Leiteira.

Dando sequência à cerimônia, além de homenagem aos alunos, um dos professores do curso, José Carlos Cabeço, conduziu o juramento dos queijeiros. Na sequência, em nome de todos os concluintes do curso, os formandos Afonso de Oliveira, Maria Cristina da Silva e Wilson Pereira da Silva agradeceram todos os professores e afirmaram que continuarão “na luta”.

Vale lembrar que a certificação ocorre após dez encontros que resultaram em 28 horas de treinamento, cujas aulas foram iniciadas em dezembro de 2018 e finalizadas há 20 dias. Durante os encontros, foram abordadas desde as noções de higiene até as técnicas de produção, armazenamento, vendas e prática de produção do queijo maturado.

O encerramento do Projeto QAP contou com a presença de representantes de idealizados da iniciativa, dos deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, do prefeito de Presidente Bernardes, Reginaldo Cardilo, o Nadinho, além de representantes de vereadores de Prudente e de prefeitos da região.

Participaram ainda da cerimônia, os representantes dos parceiros da iniciativa, sendo a Fatec (Faculdade de Tecnologia), Etec (Escola Técnica Estadual), Sicredi Rio Paraná,  

Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), EDA (Escritório de Defesa Agropecuária), Itesp (Fundação Instituto de Terras) e CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável).

As aulas foram ministradas por Alexandre Bertoncello, Maria de Lourdes Dias Marques Mussa, Luciana Boulhosa Fabri, Carlos Renato Tiezzi Furlanetto, Márcio José Florindo de Freitas, João Menezes de Souza Neto, Wilson Antônio de Barros e José Cabeço.