Fórum de Cidades Digitais apresenta soluções inteligentes utilizadas na gestão pública

28/02/2019

 

 

A Fundação Inova Prudente sedia até o fim da tarde desta quinta-feira (28/02) o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, realizado pela RCD (Rede Cidade Digital). Ao todo, mais de 40 municípios estão representados no evento que tem como objetivo compartilhar os cases de sucesso das prefeituras de toda região para que possivelmente possam ser implantados em outros municípios.

O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, que na oportunidade representou o prefeito Nelson Bugalho, disse que é uma honra receber as cidades da região para, além de apresentar o que tem sido feito em Prudente, que elas possam mostrar o que têm feito para que outras possam se inspirar e melhorar a gestão do Oeste Paulista.

“O Fórum é uma iniciativa importante, pois todos buscam por soluções efetivas, mais baratas e que possam colaborar com a máquina pública a se desenvolver, organizar e otimizar. Além disso, a medida em que você socializa como as dores foram resolvidas ou estão sendo trabalhadas, isso pode inspirar a implementação de soluções semelhantes e acaba promovendo aproximação entre as gestões”, ressalta.

A Prefeitura de Garça foi um dos municípios a apresentar uma solução tecnológica no Fórum de Cidades Digitais. Segundo o diretor de TI (Tecnologia da Informação) Leandro Carvalho, a medida adotada resultou em uma economia de R$ 300 mil ao ano, “o que para um município do porte de Garça é muito significante”.

“Todos os prédios eram independentes, criamos uma condição para implantarmos as aplicações como telefonia IP, sistema de gestão de prontuário da saúde, segurança em todos os prédios, com câmeras e alarmes funcionando de forma integrada, enfim. É uma solução totalmente possível [de ser implantada em demais cidades], porque lá tem dado certo e pode dar certo em qualquer município”, avalia Leandro.

Revelando que uma das soluções implantadas em Garça foi conhecida em um evento como o Fórum de Cidades Digitais, o secretário de Comunicação do município, Fábio Bonassa, destaca a importância da iniciativa. “Como o objetivo da Administração é atender melhor o cidadão, um evento como este traz muitas novidades para melhorarmos cada vez mais”.

O diretor da RCD, José Marinho, conta que se o Fórum servir para que os participantes levem para suas cidades o que for bom e interessante para comunidade local, ele atinge seu objetivo. Ele lembrou também que no mês de março a Rede Cidade Digital completa sete anos de existência e que a mesma surgiu para servir como um espaço e um agente que atua na relação e interação entre as pessoas, serviço público e mercado.“Todos que estão envolvidos na cadeia importante que é a disseminação, implantação ou aprimoramento de projetos”.

Por fim, o diretor da RCD afirma que independente da nomenclatura utilizada, sendo ela cidade digital, inteligente ou smart city, “o importante é que seja tratada com muita relevância e importância a questão do uso da tecnologia para aprimorar o serviço público”.

 

Serviço – A programação do Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista segue até as 16h desta quinta na Fundação Inova Prudente, que fica na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700, Jardim Itaipu.