Fim de semana: samba de terreiro e cultura africana

13/08/2019

Samba de Terreiro de Mauá homenageia Aracy Almeida em show no Sesc Thermas

Artistas sobem ao palco do Múltiplos Sons às 16h do sábado. Crianças participam de espetáculo teatral e oficina. Programação é gratuita.

Fim de semana de samba no pé no Sesc Thermas de Presidente Prudente com o grupo Samba de Terreiro de Mauá. Na Área de Convivência, os músicos homenageiam uma das maiores vozes do gênero, Aracy de Almeida. Ainda tem contação de história, espetáculo e oficina, comandados pela Cia Sansakroma.

O projeto Samba de Terreiro de Mauá, criado em 2002 no ABC paulista, reúne cantores e compositores que resgatam, através do samba, o conhecimento histórico-social da cultura afro-brasileira.

Há 16 anos, o coletivo canta sambas de terreiro e, no decorrer dessa história de pesquisa e difusão, se deparou com grandes interpretes da “Era do Rádio”, como Aracy de Almeida, também chamada de “Dama do Encantado”.

Conhecida pelo grande público como a implacável jurada de um programa de calouros, Aracy foi muito mais do que isso: a preferida de Noel Rosa, uma exímia intérprete do gênero nas décadas de 30, 40 e 50, tendo lançado músicas como “Palpite Infeliz”, “Último Desejo” e “Três Apitos”.

O show é composto por canções e narração de histórias sobre Aracy, ao estilo das locuções radiofônicas. ‘Samba de Terreiro de Mauá Homenageia Aracy Almeida’ tem direção musical de Edinho Carvalho e pode ser conferido neste sábado (17), a partir das 16h, na Área de Convivência do Sesc.

LITERATURA

Quem marca presença no Quintal de Histórias deste sábado é a Cia Sansakroma. Com ‘Um ambiente no meio ambiente’ crianças e adultos são convidados a refletir sobre a devastação das reservas naturais e a cultura da sustentabilidade, tudo através de música e poesia. Às 15h, o encontro é no Quintal.

CRIANÇAS

Cia Sansakroma integra, ainda, a programação de domingo (18). Ao som de flautas, tambores e violões, o Arte em Cena recebe os atores Júlio e Débora D’Zambé para resgatarem canções e histórias de várias regiões da África.

Com início às 15h, na Área de Convivência, o espetáculo ‘Sansakroma sem fronteiras’ busca sensibilizar o público sobre a importância do patrimônio cultural africano e sua influência na construção da identidade brasileira.

E não para por aí. Os atores também conduzem a oficina de ‘Criação de instrumentos musicais’, do Brincando com Arte, às 16h. A atividade, que acontece no Espaço de Tecnologias e Artes, exige criatividade dos participantes, que constroem instrumentos musicais a partir do uso de materiais recicláveis.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Fim de semana cultural

Literatura – Um ambiente no meio ambiente

Dia 17, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – ‘Samba de Terreiro de Mauá homenageia Aracy de Almeida’

Dia 17, sábado, às 16h. Grátis.                                

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Espetáculo –  Sansakroma sem fronteiras

Dia 18, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Criação de instrumentos musicais

Dia 18, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.