Fim de semana: pop rock, teatro de bonecos e introdução alimentar para bebês

30/07/2019

Teatro de bonecos e show de pop rock agitam o fim de semana do Sesc Thermas

Banda prudentina The Wick agita o sábado, enquanto a Cia Truks alegra a criançada no domingo. Atividades são gratuitas.

O fim de semana do Sesc Thermas de Presidente Prudente é recheado de atrações para todas as idades. A programação conta com oficina de objetos criativos, histórias folclóricas, atividades voltadas à alimentação de bebês, show com hits dos anos 90 e 2000, além de um espetáculo de bonecos. Tudo de graça.

Sob o comando da Cia Truks‘O Senhor dos Sonhos’ conta a história de Lucas, um velho e bem-sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador.

Integrante do Arte em Cena, o teatro de bonecos ilustra o confronto das aventuras do menino com a necessidade de ajustar-se às regras sociais. “É um espetáculo que discute, mesclando momentos divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que se vivem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade”, observa a Cia em sua página oficial.

Idealizado em 1999, o ‘Senhor dos Sonhos’ já foi apresentado em mais de 1.200 sessões, em âmbito nacional e internacional, e busca incentivar a cumplicidade de pais e educadores no processo de inserção das crianças no mundo, repleto de medos, riscos e incompreensões, por sua vez, combatidos com afeto e criatividade.

Considerada referência nacional na arte do teatro de animação, a Cia Truks atua desde 1990 em busca da máxima expressividade de seus bonecos, para isso, inspirou-se na arte japonesa do Bunraku, técnica em que três atores, simultaneamente, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos humanos precisos.

Já recebeu os principais prêmios do segmento, como o ‘Mambembe’, do Ministério da Cultura; o ‘A.P.C.A.’, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o ‘Coca Cola de Teatro Jovem’; o ‘Teatro Cidadão’, da Prefeitura de São Paulo; e o ‘Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo’.   

Os artistas se apresentam no palco da Área de Convivência neste domingo (4), a partir das 15h, gratuitamente.

MÚSICA

O som deste fim de semana fica por conta da banda prudentina The Wick. Formado por Fernanda Lessa (voz e violão) e Thiago Faustino (bateria), o projeto ainda conta com Michael Pereira (guitarra) e Bruno Mattos (baixo).

Neste sábado (3), às 16h, os músicos trazem em seu repertório hits do pop rock dos anos 1990 e 2000, como AC/DC, Queen, Nirvana, Pearl Jam, Oasis, e os clássicos Cássia Eller, Lobão, Legião Urbana, dentre outros.

Segundo Thiago Faustino, também produtor da banda, o público pode esperar diversas releituras de músicas consagradas. “A gente pretende tocar esses sons de uma forma bem pra cima e divertir a galera com os clássicos”, comenta.

LITERATURA

Folclore é a tradição de um povo, suas histórias, costumes, superstições, toda sabedoria passada de geração em geração. No Quintal de Histórias de sábado, o público viaja por essa tradição com as‘Histórias da Tia Nastácia’.

A partir das 16h, a personagem de Monteiro Lobato desfia aos participantes histórias do folclore brasileiro. Ao final, eles são convidados a participarem de uma confecção de bonecos de pano como recordação da história ouvida.

O momento é conduzido pela contadora de histórias infantis e pesquisadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da FCT Unesp Presidente PrudenteAna Paula Carneiro.

OFICINA INFANTIL

Com base em técnicas de construção de bonecos do Teatro de Animação, o público pode transformar tampinhas de garrafa, jornal e outros materiais recicláveis nos mais originais e criativos objetos com a oficina ‘Objetos Criativos’.

Ministrada pela atriz e psicóloga Flavia Cunha, o Brincando com Arte acontece no Quiosque, às 16h e conta com retirada de senhas gratuitas na Central de Atendimento.

ALIMENTAÇÃO

Neste sábado, o público tem a oportunidade de participar de uma oficina de ‘Introdução Alimentar para Bebês’, no Quiosque, das 10h às 12h.

A especialista em nutrição clínica Luciana Fiorelli dá dicas e sugestões de quando e como fazer a introdução alimentar em crianças de 6 meses até os 2 anos, utilizando a abordagem BLW, que incentiva a autonomia do bebê durante as refeições.

No domingo (4), a consultora em aleitamento materno Rafaela Cacciatoce bate um papo sobre‘Aleitamento Materno: Benefícios e Dificuldades’. Nesta conversa, que conta com inscrições gratuitas na Central de Atendimento, mães, pais e demais interessados trocam experiências e tiram dúvidas sobre os principais pontos e dificuldades da amamentação.

Sob classificação etária de 16 anos, o encontro acontece no Quiosque, das 10h às 12h. Ao final, ocorre uma explanação prática sobre o manejo.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Fim de semana cultural

Literatura – Histórias da Tia Nastácia

Dia 3, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – The Wick

Dia 3, sábado, às 16h. Grátis.                                   

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Espetáculo –  O Senhor dos Sonhos

Dia 4, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Objetos Criativos

Dia 4, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.

Oficina – Introdução Alimentar para Bebês

Dia 3, sábado, das 10h às 12h. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: 16 anos.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Bate-papo – Aleitamento Materno: Benefícios e Dificuldades

Dia 4, domingo, das 10h às 12h. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: 16 anos.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.