Fim de semana de folk metal, danças circulares e atividades para a criançada

27/08/2019

 

 

Folk metal de Tuatha de Danann invade o palco do Sesc Thermas no sábado

 

Banda mineira se apresenta de graça na Área de Convivência, às 16h. Aula de danças circulares integra a programação do domingo.

 

O Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe neste sábado (31), no palco do Múltiplos Sons, a banda Tuatha de Danann, que mistura ao rock elementos típicos do folk, como flautas e banjos. Além de música, o público pode participar de atividades de literatura, teatro e artes manuais, gratuitamente.

 

Banda mineira oriunda de Varginha, Tuatha de Danann nasceu da união de músicos em projetos musicais paralelos e, em 1994, carregava o nome de Dark Subconscious.

 

Já com novo nome e em sua formação inicial, que deu origem, em 1996, ao “The Last Pendragon”, sua primeira demo tape, o grupo era composto por Bruno Maia, Rodrigo Berne, Marcos Crom, Giovani Gomes e Wilson Eduardo. Dois anos mais tarde, lançam a segunda demo “Faeryage”.

 

A mistura de elementos avessos ao metal, como flautas e violões, conquistou a atenção da mídia especializada e do público underground brasileiro, o que levou, no mesmo ano, à assinatura do primeiro contrato da banda. “Tuatha de Dannan”, o primeiro CD, foi lançado em 1999 e, a partir de então, o grupo coleciona apresentações pelo Brasil e contratos com gravadoras internacionais.

 

Após um hiato na carreira, a banda passou por uma reformulação e ressurgiu em 2018 como trio formado por Bruno Maia (vocais, guitarra, flautas, banjo, bouzouki e bandolim), Giovani Gomes (baixo e vocais) e Edgard Brito (teclados), e lançou em 2019 o álbum “The Tribes of Witching Souls”.

 

Precursora do folk metal no Brasil, Tuatha de Danann é reconhecida pelas composições esmeradas a partir de experimentações com instrumentos tradicionais do rock, não convencionais e os da cultura celta. O público acompanha os antigos e novos sucessos da banda a partir das 16h deste sábado, na Área de Convivência.

 

LITERATURA

 

Casa de diversos povos, o mundo é e sempre será ocupado por culturas, etnias, religiões e línguas distintas. Exemplo desse fenômeno é o Brasil, país miscigenado por índios, africanos, europeus, asiáticos, dentre outros.

 

Pensando nessa heterogeneidade cultural e no respeito à alteridade dos povos, é que a Cia Sansakroma participa de mais uma edição do Quintal de Histórias, desta vez com a ‘Viagem Malange’. Às 16h do sábado, o grupo faz uma viagem por vários continentes usando marionetes e fantoches, e resgata histórias tradicionais de várias culturas de maneira divertida.

 

Nesta quarta-feira (28), ocorre o Leia Mulheres. Este clube do livro é inspirado na proposta feita em 2014 pela escritora Joanna Walsh, o #readwomen2014 (#leiamulheres2014), que consiste em incentivar a leitura de escritoras mulheres.

 

Conduzido pela historiadora e especialista em edição editorial Larissa Dutra, o livro escolhido para este mês é ‘Feminismo em Comum’, de Márcia Tiburi. Das 19h30 às 21h30, o encontro é no Quiosque.

 

CRIANÇAS

 

Os clássicos da literatura infantil são relembrados por meio de cantigas tradicionais cantadas em ritmos do blues, rock, reggae, e contadas de várias formas, como em cordel, no domingo (1). A Cia Sansakroma traz, às 15h, para o palco da Área de Convivência o espetáculo musical ‘Balão de Histórias’.

 

Com a oficina de ‘Construção de Brinquedos com Recicláveis’, que ocorre às 16h, no Quiosque, as crianças constroem brinquedos a partir de materiais recicláveis, considerados como “lixo”, utilizando muita criatividade. Para participar, é necessária a retirada de senhas gratuitas na Central de Atendimento.

 

ESPORTE

 

Domingo também é dia de movimentar o corpo com a aula de ‘Danças Circulares’. Conduzida pela educadora de atividades físico-esportivas do Sesc, a atividade é gratuita e tem início às 10h, no Bosque.

 

O despertar da autoconfiança, da consciência corporal e espacial, e do incentivo à cooperação entre as pessoas são alguns dos benefícios promovidos pela prática. Além disso, as danças circulares oportunizam o encontro com a cultura de vários povos, com rica diversidade de ritmos e sons.

 

SERVIÇO

 

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

 

Fim de semana cultural

 

Literatura – Leia Mulheres

 

Dia 28, quarta, das 19h30 às 21h30. Grátis.

 

No Quiosque.

 

Classificação etária: 16 anos.

 

 

Literatura – Viagem Malange

 

Dia 31, sábado, às 15h. Grátis.

 

No Quintal.

 

Classificação etária: Livre.

 

 

Show – Tuatha de Danann

 

Dia 31, sábado, às 16h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.

 

 

Espetáculo musical – Balão de Histórias

 

Dia 1, domingo, às 15h. Grátis.

 

Na Área de Convivência.

 

Classificação etária: Livre.

 

 

Oficina – Construção de Brinquedos com Recicláveis

 

Dia 1, domingo, às 16h. Grátis.

 

No Quiosque.

 

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

 

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

 

Vagas limitadas.

 

 

 

Esportivo

 

Aula aberta – Danças Circulares

 

Dia 1, domingo, das 10h às 11h. Grátis.

 

No Bosque.

 

Classificação etária: 12 anos.