Fim de semana: chorinho na sanfona e ioga para todos

06/08/2019

‘Sanfonias’ homenageia Jacob do Bandolim em show gratuito no Sesc Thermas

Músicos tocam neste sábado pelo projeto Múltiplos Sons. Ioga e espetáculo inspirado em ‘Os Lusíadas’ compõem programação do fim de semana.

Sanfona acompanhada de cavaquinho, violão e percussão. Essa é a proposta do grupo Sanfonias, que se apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente neste sábado (10), no palco do Múltiplos Sons. A partir das 16h, os músicos fazem uma homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim, músico, compositor e bandolinista de choro.

Formado por Lourdes Degani (acordeon), Nelson Cardoso (percussão), João Santos (voz e violão) e Agnaldo Villaça (violão e cavaquinho), o grupo instrumental dedicado à música popular brasileira atua há mais de oito anos, colecionando releituras contemporâneas dos mais conhecidos temas do repertório brasileiro.

“Flor Amorosa”, “Odeon”, “Tico-Tico no Fubá” e “Brasileirinho” são alguns dos clássicos do chorinho brasileiro que compõem o repertório da banda, que ainda reúne nomes como Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, dentre outros.

No show ‘Chorinho na Sanfona’, os artistas aliam a sonoridade da tradição nordestina sanfoneira ao espírito urbano do chorinho numa homenagem ao centenário do músico Jacob de Bandolim, instrumentista e compositor que se destacou por suas contribuições como pesquisador e difusor da música brasileira, em especial o choro.

Mesclando à sua sonoridade, ainda, elementos da música latino-americana, Sanfonias se apresenta gratuitamente na Área de Convivência, a partir das 16h deste sábado.

LITERATURA

No Quintal de Histórias deste fim de semana, Ana Paula Carneiro, contadora de histórias e pesquisadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da FCT Unesp Presidente Prudente, apresenta ‘Histórias que o povo conta’.

Às 15h, o público acompanha histórias divertidas, contadas do jeito que se fala. Contos de animais, de encantamento, de esperteza, adivinhas e ditados populares fazem parte do momento. Ao final, os participantes são convidados a confeccionarem o tradicional cavalinho de pau.

CRIANÇAS

Cia. O Grito traz, no Arte em Cena de domingo (11), o espetáculo ‘O Gigante Adamastor’, produção inspirada na obra de Luís Vaz de Camões, ‘Os Lusíadas’. Ela ilustra a história de Zito, irmão caçula de Pedro que o segue pela cidade toda.

Entretanto, esta parceria fica em risco com a chegada de um circo misterioso e o sumiço do irmão mais velho. Para ter seu irmão de volta, Zito terá que desvendar mistérios e enfrentar seres mitológicos nesse circo mágico. Os pequenos acompanham o desenrolar dessa história às 15h, na Área de Convivência.

Em seguida, às 16h, tem oficina de ‘Confecção de bonecos’, no Quiosque. Na ocasião, crianças e pais confeccionam, orientados pelos atores e atrizes da Cia O Grito, bonecos inspirados no espetáculo. Para participar da atividade, é necessário a retirada de senhas gratuitas na Central de Atendimento.

ESPORTE

Domingo é dia de cuidar do bem-estar com a vivência de ‘Ioga para todos’, que acontece no Quintal. Às 10h, o público participa desta prática indiana que busca o equilíbrio a partir de exercícios posturais e de respiração, mesclando tonicidade e relaxamento, tudo aliado à meditação.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Fim de semana cultural

Literatura – Histórias que o povo conta

Dia 10, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.                      

Classificação etária: Livre.

 

Show – Chorinho na Sanfona

Dia 10, sábado, às 16h. Grátis.                                 

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Espetáculo –  O Gigante Adamastor

Dia 11, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Confecção de bonecos

Dia 11, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.

Esportivo

Vivência – Ioga para todos

Dia 11, domingo, das 10h às 11h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: 12 anos.