Festival Diversonoridade

17/04/2019

 

Neste fim de semana (20 e 21 de abril), a Praça do Centenário, em Presidente Prudente, irá receber o maior festival independente e colaborativo de música autoral do interior paulista, gratuito e aberto ao público em geral, o Festival Diversonoridade. A iniciativa, totalmente independente, nasceu da união de músicos e musicistas, artistas locais, coletivos culturais da cidade e interessados em geral na democratização do acesso à arte. Junto do festival, será realizada também a 3ª edição da Feira da Economia Solidária, de modo que esta é uma ação que irá fortalecer o trabalho de mais de 20 grupos musicais e em torno de 30 produtores artesanais. Encaminho em anexo release com todas as informações, caso tenham interesse em divulgar. Muito obrigada desde já!

 

 

Coletivo Diversonoridade - Comissão organizadora

Contato: (18) 98197-1383 (Rafael)

Facebook: Som Na Linha (https://www.facebook.com/SOM-NA-LINHA-218451775531969/)

Intagram: @linhanosom

 

...

 

Diversonoridade: Neste fim de semana, festival de música autoral gratuito ocupa a Praça do Centenário em Presidente Prudente

 

Iniciativa é resultado da organização coletiva de artistas locais e busca valorizar a cena da música autoral na região

 

 

Nos dias 20 e 21 de abril, a Praça do Centenário, em Presidente Prudente, vai se encher de cor, som, arte e povo para receber o maior festival independente e colaborativo de música autoral do interior paulista.

 

Mas peraí, o faroeste paulista tem banda autoral? Quantas você conhece? E são boas? Será que dá pra montar um festival? Independente ainda? Fazer duas edições? Há quem duvide, mas aproximação da concretização desse sonho que tem sido sonhado em grupo há cerca de três meses prova que sim, é possível, e que o faroeste paulista, ao contrário do que possam dizer os mais pessimistas, é sim rico em produção autoral. E por que não dar chance ao novo?

 

Diversonoridade é uma iniciativa construída de maneira horizontal, que nasceu da articulação entre bandas locais, artistas independentes, coletivos culturais e interessados em geral na democratização do acesso à arte e lazer. Tem como berço o Projeto Som Na Linha, que desde 2018 atua na valorização da produção de música autoral por meio da realização de shows gratuitos em espaços públicos.

 

Em um momento de incertezas para a área da cultura e entretenimento no estado de São Paulo e no Brasil, com ameaças frequentes de cortes de verbas e o risco de encerramento de projetos importantes que transformam através da arte, o que o Coletivo Diversonoridade propõe é a criação de uma cena cultural independente, que promova o acesso à arte por todos os cantos e ajude a fomentar os e as artistas que se dedicam à produção autoral, além de criar junto ao público uma cultura de apreciação pelo novo. “Qual será o sabor do som que ainda não tocou por aqui?”.

 

QUEM TOCA

 

O Festival Diversonoridade tem como princípio a autogestão e a construção coletiva. Dessa forma, as bandas e grupos que se apresentam são os mesmos que participam da organização, não ‘convidamos’ músicos para tocar, convidamos pessoas a se envolverem na construção desse movimento.

 

Foi assim que o projeto foi crescendo, e tomou tamanha proporção que foi preciso dividir as apresentações em duas edições de dois dias, para contemplar todos os envolvidos. Na primeira edição, serão seis atrações por dia, ou seja, muita música nova em um ambiente de respeito, aprendizado e construção.

 

Line-up da 1ª Edição

 

Sábado (20/4)

 

Killer Season

Kinoglass

Ação e Reação

Sun Strike

Impius

Karburalcool

 

Domingo (21/4)

 

Hard Roça

Os Paulos

Dustt

Reverso

Mãe da Lua

 

FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

 

Junto ao Festival Diversonoridade, será realizada também a 3ª edição da Feira da Economia Solidária, iniciativa igualmente independente e autogerida que busca fomentar um mercado baseado na cooperação e não na competição entre os produtores e produtoras, além de propor uma forma diferente de consumir, agregando princípios baseados na cooperação, autogestão e sustentabilidade, numa perspectiva de desenvolvimento local e de construção de relações de trabalho emancipadoras e equitativas. Para esta edição, já estão confirmados mais de 20 expositores, trazendo a diversidade em vestuário, artesanato, acessórios, perfumaria, produtos naturais, gastronomia, tarô e muito mais.

 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

 

Durante o evento, o artista visual Paulo Burani irá estender um tecido de grandes proporções e nos presentear com um mural pintado ao vivo e em cores. Natural de Presidente Prudente, Paulo reside atualmente em Florianópolis-SC. O artista cria murais e experimenta a pintura misturando técnicas tradicionais, Street Art, elementos em conflito, na intenção de alterar o estado de consciência numa sinfonia visual com figuras orgânicas da natureza e padrões urbanos. Outros e outras artistas que desejem promover intervenções artísticas são bem-vindxs.

 

PODCAST VAGÃO DAS RUAZ

 

Da parceria com o coletivo de jornalismo independente Digital RuaZ, de Presidente Prudente, nasceu o Vagão das Ruaz, série de podcasts produzida especialmente para o evento, de forma coletiva, que se propõe a levar os passageiros (ouvintes) a uma viagem sonora pelos trilhos do interior. A cada edição, o vagão recebe uma banda/grupo envolvido na organização do festival, criando com isso um registro histórico do trabalho de artistas independentes da região.

 

As edições já lançadas estão disponíveis na internet, e podem ser acessados através do link: https://soundcloud.com/vagaodasruaz

 

MANIFESTO

 

Assim como outros movimentos culturais revolucionários que marcaram a história do país, como a Semana de Arte Moderna e o Manguebeat, o Diversonoridade lançou um manifesto, em que estão expressos os princípios do movimento. Esse manifesto foi assinado por todos que estão presentes na organização do festival ou que se identificam com a ideia. Reproduzimos na íntegra:

 

MANIFESTO DA DIVERSONORIDADE: a diversidade sonora contida em cada ser

 

Existimos porque sentimos e sentimos porque existimos.

Nossas escolhas são como rios profundos, veias que pulsam nossa personalidade no mundo nos levando a lugares diferentes.

 

Seja mar agitado, lago parado, cachoeira ou riacho calmo a fluir e correr, todo fluxo deságua na diversonoridade contida em cada ser.

 

Ruído ou canção.

 

Realidade e emoção.

 

Por hobby, lazer ou profissão.

 

Nada calará nosso SOM.

 

Por mais que levem os nomes dos coronéis as avenidas e rodovias, tomaremos as ruas e as coloriremos com música, vida e alegrias.

 

Basta bombear reatividade na Mata Atlântica, no interior do sertão, pra conhecer a diversonoridade que brota dos rizomas de so(m)nhos a florescer.

 

Em tempos de ódio e intolerância, mais que nunca, é vital a necessidade de arte e cultura, pois a felicidade não pode ser dominada mesmo que vivamos sob a ditadura do medo. Precisamos estar nas ruas, ocupando e consumindo nossos espaços, sendo o público dos espaços públicos, por uma razão que nos iguala: ouvir e sentir música.

 

NOSSA REVOLUÇÃO SERÁ SONORA E NOSSA GUERRA É A ESCUTA.

 

De monocultura já basta a soja, o gado e a cana!

Qual será o sabor do som que ainda não tocou por aqui?

Mono na cultura não nos serve. Nosso som é estéreo.

Aqui a música é levada a sério.

 

Os líderes não nos representam e as FAKE-NEWS não colam. Não aceitaremos o que nos é imposto, tocaremos nossa própria história.

 

Conecte-se, permita-se perceber a energia na forma de ondas eletromagnéticas e, humildemente, deixe que sejam destruídas todas as nossas diferenças, pois para ouvir um som, ou até mesmo para perceber a falta dele, somos todos iguais.

 

Use seu cabo umbilimusical, desfrute do fenômeno que é ouvir, o verbo que mais nos representa. Há sempre uma nova experiência.

 

E do caminho do útero à cova, soar é o que escolhemos fazer. E se algum desinformado fizer um daqueles comentários: “E se não der certo?”, responderemos: “Não sei, mais toca o MI pra mim que acho que desafinei!”.

 

ESTÁ DECRETADO AGORA O QUE PELA ETERNIDADE SOARÁ:

DIA DE ARTE TODO DIA SERÁ.

 

PILOTEM SUAS CABEÇAS, POIS OS SO(M)NHOS INVADEM E TOMAM CONTA DA CIDADE.

 

Serviço

 

Festival Diversonoridade

Local: Praça do Centenário, Parque do Povo

Horários: Sábado (20/4) das 17h às 22h50 e Domingo (21/4) das 16h às 21h50

Entrada: Gratuita