Observatório da Cidade da Criança estará aberto para acompanhar a Superlua

06/03/2020

 

Durante a noite de segunda-feira (09/03), o Observatório da Cidade da Criança estará aberto especialmente para a observação da Superlua. O fenômeno pode ser visto a olho nu, porém o local disponibiliza equipamentos e ambiente, que favorecem ainda mais a apreciação do evento astronômico em detalhes.

 Para orientar os visitantes, o planetarista, Rafael Gomes da Silva, estará à disposição para tirar possíveis dúvidas sobre o fenômeno, que ocorre quando a Lua está em fase cheia e atinge o Perigeu, isto é, o ponto de maior proximidade com a Terra. “Na noite de 9 de março o nosso satélite natural estará a aproximadamente 357.122 km da Terra.

Sendo que a distância média entre o planeta e a Lua é de 384.403 km, ou seja, visualmente, poderá ficar até 14% maior, comparando com os dias normais”. A Superlua ocorre, normalmente, cerca de quatro vezes ao ano.

 O Observatório do Parque Ecológico de Presidente Prudente atende regularmente apenas as quintas e sábados, mas especialmente para a visualização do evento o local estará aberto na segunda-feira, com entrada gratuita, das 19h às 22h.

“O Observatório da Cidade da Criança tem um ótimo ambiente com baixa poluição luminosa urbana, topografia elevada e ótimos telescópios. Esse conjunto dá ao visitante uma sensação ímpar. No entanto, cabe frisar, que mesmo ocorrendo a Superlua, ficamos a mercê das condições climáticas do dia da observação”, completa Rafael.

 

Serviço Superlua: Segunda-feira (09/03) Gratuito: 19h às 22h; Local: Observatório da Cidade da Criança.