Governo seleciona 14 projetos para mostra virtual; programação tem início nesta terça

06/04/2020

 

O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), selecionou na manhã desta segunda-feira (06/04), 14 atividades culturais para ‘Mostra de Artes para Ambientes Virtuais’. Toda programação terá início já nesta terça-feira (07) e ficará disponível por 30 dias nas redes sociais da secretaria e da Produtora Mancini Produções.

Ao todo, a comissão avaliou 84 inscrições, das quais 14 foram selecionadas nas linguagens de Teatro, Música, Artes Visuais, Dança e Literatura. O investimento no projeto será de R$ 10.400,00, cujo recurso é proveniente do FUMAC (Fundo Municipal de Cultura). A empresa responsável pela captação dos projetos foi a Produtora Cultural Mancini Produções. 

Dessa forma, foram escolhidos os seguintes. Na categoria teatro: O sumiço do boi pintadinho, de Igor Vinicius Cardoso da Silva Oliveira; Os Outros Reservas, de José Ricardo Bassani; Malabarizando sua quarentena, do grupo Rosa dos Ventos; e #FicaemCasa com Cirquito, da Cia Cirquito.

Na música, foram selecionados: Violão Instrumental, por Jotacê Cardoso; Sucessos Atemporais (Indoor), por Júlio César Vidotto; Ação e Reação Desplugado, por Mick e Lucão; MPB in Duo, com Samuel Lima e Victor Izaias; e Filhos da Ciça, por Robson Soares.

Já na categoria Artes Visuais, foram escolhidos: Vídeo aula paisagem ‘Luz do Amanhã’, por Cido oliveira; Vila Brasil ‘Muito Além da Linha’, por Talita Pereira Torres; e Museu Afro-periférico, por Fabiana Alves dos Santos. E na Dança foram selecionados os seguintes: Acender velas ilumina o silêncio das coisas esquecidas no porão, pela Cia Mudança; e Power Dance, por Adriana Ferreira e Lysia Barbosa.

Na oportunidade, o processo de seleção foi realizado por técnicos da Secretaria de Cultura, além de representante do COMUC (Conselho Municipal de Cultura) e da empresa contratada Camila Mancini, que acompanhou todo processo por vídeo.

 

Saiba mais – A ‘Mostra de Artes para Ambientes Virtuais’ visa contribuir com os trabalhadores dos segmentos de arte e cultura de Prudente que terão dificuldades financeiras durante o período de isolamento social. Além disso, a iniciativa tem como objetivo ofertar ao público uma ampla programação de arte e cultura produzida por profissionais prudentinos de modo com que não seja necessário sair de sua residência.

Segundo o secretário da pasta, Paulo Sanches, o objetivo do programa é incentivar e contribuir com o setor cultural da cidade e disponibilizar conteúdos artísticos e culturais para a população, em casa, com conteúdos como shows, apresentações, tutoriais, vídeoaulas, demonstrações, saraus, entre outras atividades.

O secretário detalha ainda que não se trata do pagamento de um cachê, e sim de uma ajuda de custo para que os artistas promovam suas atividades on-line, e um apoio direto ao artista.

“A Mostra Virtual possibilitará que as pessoas, em momentos de isolamento, tenham acesso a atividades culturais. Nos últimos dias, temos visto vários artistas começando esse movimento com lives, apresentações, vídeoaulas, tutoriais, enfim, todos ligados à cultura”, finaliza.