Expô Prudente 2019 terá efetivo de segurança reforçado

15/08/2019

 

Representantes de diversos órgãos e instituições se reuniram nesta quinta-feira (15/08) para discutir sobre o aparato de segurança a ser montado na 56ª Expo Prudente. A intenção é disponibilizar um efetivo ainda maior que o das edições anteriores, com equipes distribuídas em toda a área interna do Recinto de Exposições “Jacob Tosello” e também externamente.

A reunião, ocorrida no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento (Sedepp), foi conduzida pelo titular da pasta, Carlos Casagrande, e o organizador da feira, Guilherme Piai. Ambos expuseram a preocupação de tornar esta edição da expo a mais segura e popular possível,  honrando a história de quase seis décadas do evento.

“É importante ressaltar que a Expo não é da prefeitura, não é da comissão organizadora, não é dos expositores. É uma festa do povo de Presidente Prudente, por isso temos que fazer o que estiver ao nosso alcance para que os prudentinos compareçam e desfrutem da expo com tranquilidade e segurança”, disse Casagrande.

Mais de 500 seguranças particulares serão contratados para os 10 dias de festa. Além deles, o efetivo da PM será composto por outros 300 militares, entre soldados, membros da Escola da Polícia Militar, Batalhão de Ações Especiais (BAEP) e Força Tática. A polícia contará com uma base fixa no recinto, servindo de apoio para as equipes e para o público, como informou o major PM Carlos Olivetti.

Ainda para reforçar a segurança, serão instaladas 12 câmeras de monitoramento, sendo seis em cada uma das portarias do recinto, registrando entrada e saída de pessoas e veículos.

Para cuidar dos acessos à feira, equipes da Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), comparecerão à feira com agentes e viaturas devidamente identificadas. Quanto a eventuais interdições das alças de acesso ou algum outro tipo de intervenção da Rodovia Raposo Tavares e nas marginais, o titular da Semob, Adauto Lúcio Cardoso, informou que isso ainda será definido pelos órgãos envolvidos.

“Nós nos comprometemos a realizar um evento seguro e acessível, mas é claro que o cidadão precisa fazer a parte dele.  Evitar andar com celular no bolso de trás, assim como carteiras e bolsas, para não ser alvo fácil de bandidos. Outra orientação importante é quanto ao consumo de bebida alcoólica. É preciso ter consciência para curtir a festa com responsabilidade”, declarou Guilherme Piai. Ele ainda informou que haverá fiscalizações na rodovia para flagrar eventuais motoristas alcoolizados.

A 56ª Expo Prudente será realizada de 6 a 15 de setembro, no Recinto de Exposições “Jacob Tosello”, com entrada gratuita.

Além de Casagrande, Piai, Major Olivetti e Adauto, participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil, Renato Gouveia, o capitão PM Marcos Ferreira, representando o 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente, o coordenador de operações da Cart, Marcos Lanuti, entre outras autoridades.