Pela primeira vez, Presidente Prudente conquista selo Município ‘VerdeAzul’

05/03/2020

 

 

Pela primeira vez na história, Presidente Prudente recebeu da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), a maior certificação do Estado de São Paulo aos municípios que se destacam em ações de sustentabilidade.

Com 91,26 pontos, a capital do Oeste Paulista ficou na 17ª classificação, entre os 92 municípios certificados com notas acima de 80 pontos, e, além do selo, recebeu ainda o Troféu ‘Franco Motoro’, recebendo destaque ainda por ser a 1ª colocada na Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.

Na classificação das 92 cidades certificadas para receberam o selo, Prudente ficou a frente de municípios como Ribeirão Preto (23º), Sorocaba (37º), Adamantina (64º), entre outros. Nesta no, o PMVA contou com a participação de mais de 600 cidades.

Durante o evento, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, destacou que a certificação não deve ficar guardada, e sim ser divulgada, pois os municípios certificados subiram a um patamar que demonstra a preocupação com o meio ambiente.

“Não é um prêmio para o município, mas um prêmio para os cidadãos, para os empresários, para toda a sociedade que vai se beneficiar deste certificado. Vocês estão ajudando a deixar o mundo melhor”, elogiou Penido.

Presente na cerimônia de entrega de certificação, o prefeito Nelson Bugalho definiu o momento como um dia muito importante para Prudente. “Fomos reconhecidos pelo Governo do Estado de São Paulo pela eficiência da gestão ambiental, o que mostra que temos uma política ambiental eficiente e que servirá de atrativo para que as empresas invistam em uma cidade reconhecidamente sustentável”.

Vale lembrar que a honraria é concedida aos municípios que desenvolvem ações e projetos na área ambiental e atendem a uma série de dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Entre as ações realizadas por Prudente constam: manutenção de uma nascente modelo; gestão sustentável do Centro Cultural Matarazzo; a política de conservação de estradas rurais e manutenção da frota; destinação consciente e reutilização de cartuchos das impressoras das secretarias e departamentos municipais; aquisição de produtos para Merenda Escolar da agricultura familiar; início da instalação do espaço árvore, em que nas calçadas o espaço permeável é expandido, recebendo gramas e/ou pedriscos e identificação referenciada; entre outros.