Experiência do município é destacada em rede de cuidados pós-alta hospitalar

21/11/2018

A Santa Casa de Presidente Prudente iniciou na tarde desta terça (20)  o processo de alta responsável com outros municípios. A parceria que abrange Presidente Prudente agora se estende para Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Mirante do Paranapanema e Pirapozinho.

O objetivo é alinhar com os municípios os casos de pacientes que recebem alta e necessitam  de um suporte de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, garantindo a continuidade do cuidado.

O município de Presidente Prudente, que já participa do projeto desde 2016, levou a experiência desse trabalho em rede. A apoiadora das Estratégias de Saúde da Família (ESF), Gisele Orrigo, junto à Supervisora de Programas e Projetos a enfermeira Daniele Borsari e à enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Ericka Emanuella Gomes Moreira, destacaram a importância desse processo de transição de cuidado e se colocaram à disposição dos municípios vizinhos para a implantação do modelo.

Quando um paciente tem previsão de alta, a equipe multidisciplinar da Santa Casa avalia as necessidades de cuidados visando um retorno tranquilo para sua residência.  “Cada caso é avaliado individualmente. Para os mais complexos que necessitam de um suporte de atendimento nas unidades de saúde do município é feito um comunicado oficial para a transição dos cuidados”, explica a enfermeira paliativista da Santa Casa, Carla Ribeiro.

Carla explica que são casos de pacientes acamados que necessitam na pós-alta de curativos, sonda para alimentação, oxigênio domiciliar, orientações de saúde, entre outros cuidados. “Tudo é programado para oferecer mais qualidade de vida aos pacientes e consequentemente um restabelecimento mais eficaz, e ainda  preparando e corresponsabilizando  a família  para o cuidado”, finaliza.