Estudo sobre os três poderes motiva visita de alunos do Colégio Prudente à Prefeitura

03/10/2018

 

Na tarde desta quarta-feira (03/10), alunos que frequentam o oitavo ano do ensino fundamental do Colégio Prudente, estiveram presentes no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal. O motivo da visita? Conhecer de perto as funções e deveres do Poder Executivo.

De acordo com o professor José Libório Vilione, que acompanhou a turma, os alunos estão estudando atualmente a ‘Relação entre os Três Poderes’ – Executivo, Legislativo e Judiciário, dentro da disciplina de História.

Num primeiro momento, os alunos foram recepcionados pelo Secretário Municipal de Administração, Alberico Bezerra de Lima, onde fizeram perguntas sobre o orçamento municipal, proximidade das eleições, democracia e a Lei de Acesso à Informação.

Em seguida, os alunos estiveram com o prefeito Nelson Bugalho, que explicou sobre o fato de ter atuado toda sua vida no Judiciário como promotor de justiça e agora no Executivo. “No âmbito municipal, o poder Executivo, o gestor deve executar as políticas públicas, ou seja, administrar os interesses públicos, de acordo com as leis. Para isso, aqui em Presidente Prudente, por exemplo, temos uma equipe de secretários para cuidar de 17 setores: saúde, educação, trânsito, turismo...”, explicou. Ao chefe do Executivo, os alunos perguntaram a quantidade de escolas municipais (68), projeto de revitalização da Praça da Bandeira e rotina do prefeito.

“ O nosso objetivo aqui é permitir a eles compreenderem melhor o tema na prática, dentro do conteúdo de Sistema de Governo Republicano, além de dar a oportunidade de conhecerem pessoalmente a figura do prefeito “, concluiu o professor Vilione.