Espetáculo gratuito 'Contos Negreiros'

16/08/2019

Espetáculo inspirado na obra ‘Contos Negreiros’ é apresentado gratuitamente no Sesc Thermas

Sessão tem início às 20h da sexta-feira (23) e retirada de ingressos é gratuita, com 1h de antecedência.

Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe, no palco da Área de Convivência, um espetáculo que ilustra, por meio de índices estatísticos, a condição do negro no Brasil. Com texto de Marcelino Freire e direção de Fernando Philbert, ‘Contos Negreiros’ tem sessão na sexta-feira (23), às 20h, e conta com retirada gratuita de ingressos com 1h de antecedência.

Seja o jovem estudante, o gay, a negra hipersexualizada pela sociedade, o menor infrator, a prostituta e a idosa; o espetáculo documentário traz à tona a condição real e atual da negra e do negro habitantes do último país a abolir a escravidão na América Latina e que até hoje sofre as consequências desse período sombrio da história da humanidade, o Brasil.

Segundo alerta da Organização das Nações Unidas (ONU), a pessoa negra é a mais afetada pela violência e desigualdade no Brasil. Problemática estendida, ainda, para o restante da esfera social, como os casos de desigualdade salarial e vulnerabilidade a assédios morais, por exemplo.

Durante a peça, os personagens veem as cenas por meio das estatísticas apresentadas pelo sociólogo, filósofo e ex-participante do BBB19, Rodrigo França, que divide o palco com Aline Borges, Marcelo Dias, Milton Filho e Valéria Monã. Os dados, atuais, são expostos para a plateia.

Os atores interpretam todos os personagens contidos no livro de Marcelino Freire, “Contos Negreiros”, que apresenta, por meio de 16 narrativas incluindo contos e crônicas, as marcas da cultura afro-brasileira, ora por meio da linguagem coloquial e memorial, ora por meio da linguagem musical.

As cenas levam o público a presentificar índices estatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias, que podem ser conferidas das 20h às 21h30 da sexta-feira (23), gratuitamente.

‘Contos Negreiros’ integra o ‘Do 13 ao 20: (Re) Existência do povo negro’, projeto institucional do Sesc São Paulo que faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Do 13 ao 20: (Re) Existência do povo negro

Espetáculo – Contos Negreiros

Dia 23, sexta, das 20h às 21h30.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

Retirada gratuita de ingressos 1h antes da apresentação.