Encontro de Educação, Cultura e Direitos da Pessoa com Deficiência prossegue nesta quarta 

25/06/2019

 

“Encontro de Educação, Cultura e Direitos da Pessoa com Deficiência”, realizado nesta terça-feira (25/6), no Centro Cultural Matarazzo, promovido pela Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Deficiência e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo reuniu mais de 120 pessoas que debateram  entre outros temas ‘Contextos da Pessoa com Deficiência e Direitos’.

O evento contou com a participação de especialistas, professores da rede municipal e estadual, técnicos de entidades, da área jurídica, e de pessoas com deficiência ou não.

A coordenadora municipal das pessoas com deficiência Eliane Ferrari Chagas e a defensora pública, Drª Giovana Devito dos Santos Rota participaram do evento.

Os debates abordaram temas como os “Direitos da Pessoa com Deficiência e a Defensoria Pública”, ‘Atividade Cultural’, ‘A Música na vida de uma pessoa surda’, ‘Educação Inclusiva e Atendimento Especializado’, Inclusão Escolar de Pessoas com Deficiência, TEA/TGD e altas habilidades, ‘Práticas Pedagógicas Inclusivas’, “Atividade Cultural: Mediação de Leitura acessível e Inclusiva .

Segundo a coordenadora municipal da pessoa com deficiência, o evento representa uma oportunidade de partilhar experiências técnicas e pessoais, uma troca para que todos possam entender a inclusão e contribuir com uma sociedade mais justa.

Ela avaliou o primeiro dia de encontro como muito produtivo. “O evento está sendo muito interessante. O advogado Carlos Eduardo Nunes, palestrou sobre a LBI- Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência e  trouxe suas experiências como pessoa com deficiência visual. O ponto alto foi Flavio Gonçalves, que abordou sobre arte para os surdos e ilustrou música utilizando a linguagem de sinais. Está sendo um espaço para partilhar muitas experiências e inovações”, conclui a coordenadora.

O evento prossegue nesta quarta-feira (26/6).

Veja a programação

8h30 - Tema: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A CULTURA

8h30 - Política cultural e as pessoas com deficiência, Plano Nacional de Cultura e as leis de incentivo (Thaís Pereira Martins e Guacyara Labonia Guerreiro)

9h45 horas - Intervalo

10h15 horas - Recursos de acessibilidade e as diferentes linguagens culturais: cinema, literatura, artes visuais, música, dança e teatro; (Thaís Pereira Martins e Guacyara Labonia Guerreiro).

10h45 – 12h30 - Atividade Cultural: Vivências com acessibilidade cultural em diferentes linguagens artísticas, com mesa de discussão. Filme também será passado aqui. (Thaís Pereira Martins e Guacyara Labonia Guerreiro).

13h30– Síndrome de Down: os direitos da pessoa com deficiência no contexto da vida.

 

14h15 – Educação para Autonomia e Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência (Lei de cotas e outras ações afirmativas).

O Núcleo Especializado de Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência – NEDIPED (Dr. Rodrigo Grupi - Defensor Público, membro do NEDIPED)

15h15 – Educação Inclusiva e Defensoria Pública (principais atuações do Núcleo Especializado) (Dra. Lúcia Reinert – Defensora Pública, membro do NEDIPED)

16h15 - Educação de Jovens com Deficiência e Prática do Processo de Inclusão Educacional (Profa. Ms. Sonaira Fortunato Pereira)

17h – Encerramento