Em novo balanço, Prudente imuniza mais de 11.200 munícipes contra gripe

26/04/2019

 

 

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), divulga nesta sexta-feira (26/04) um novo balanço parcial da 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza no município.

Os números estão da seguinte maneira. No grupo de crianças de seis meses a menores de seis anos, foram vacinadas 3.315 das 14.292 que integram a faixa etária em Prudente, o que representa 23,19%; no de gestantes, foram 760 das 2.156, o que contabiliza 35,25%; e no de puérperas, aquelas mulheres que tiveram bebês até 45 dias, foram 171 das 354, o que totaliza 48,31%.

Ainda em relação aos grupos, no de idosos foram 6.204 dos 28.570, o que representa 21,72%; e no de trabalhadores da saúde, foram 667 dos 8.900, o que totaliza apenas 7,46%. Já sobre os professores, foram 149. Segundo informações da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), esta população não dá pra quantificar por não haver estimativa de público registrada.

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, a campanha é realizada em data específica por se tratar da estação que antecede o inverno, quando há maior incidência de gripe e os agravos que a doença ocasiona. “Temos vacinas, unidades e profissionais, a parte da população é apenas comparecer à unidade mais próxima de sua residência com a carteira de vacinação, o que não está ocorrendo. Não só a imunização contra a gripe, mas quando o munícipe vai à unidade, há também a atualização da caderneta”, pontua.

Embora os números em Prudente estejam consideravelmente baixos, mesmo a campanha registrando apenas 11 dias úteis de realização, a supervisora da VEM afirma que comparando os dados com cidades de porte semelhante e até mesmo com o país de forma geral, o município está à frente. Entretanto, ela revela que todos os integrantes de grupos prioritários devem ir o mais rápido possível a uma unidade, “uma vez que o corpo demora mais de dez dias para adquirir os anticorpos da vacina”.

Como já informado pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), no município há 28 salas de vacinação em ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que estão abertas sempre das 7h30 às 17h, com exceção de sábados e domingos, quando não abrem.