Em especial: design, consultores fomento 2019

02/05/2019

 

 

A Inova Prudente está na segunda parte do processo de aceleração do Edital de Fomento 2019 e busca trazer os melhores especialistas com formação acadêmica e experiência compatível para cada área nas orientações dos projetos de inovação.

 

Seguindo a série de reportagens especiais sobre os consultores contratados para as mentorias, o profissional da vez para o conteúdo de designer é Paulo de Souza Carneiro.

 

Graduado em Design Gráfico e pós-graduando com MBA em Design de Interação, Usabilidade e Estética de Aplicativos, Websites e Sistemas Desktop, Paulo tem cerca de 20 anos de experiência com desenvolvimento de marcas, branding, design editorial e comunicação corporativa.

 

Iniciou sua vida profissional como entregador de jornais no ‘A Fronteira’ de Presidente Epitácio, por onde passou por auxiliar de tipografia e administrativo até chegar à redação como responsável pela editoração eletrônica.

 

O empreendedorismo faz parte de sua vida desde seus 26 anos, quando com um sócio fundou a Kase Propaganda, onde atuou até em 2017, e atualmente é designer na Foregon.

 

Segundo Paulo, ao começar um negócio, é essencial que este seja sólido para ingressar no mercado. Assim a consultoria de design tem o conteúdo voltado para a criação do nome do produto ou serviço, orientações quanto a registro de marca, endereço eletrônico, desenvolvimento da identidade visual, branding e o perfil de comunicação.

 

Se for um produto digital, como no caso dos projetos de inovação tecnológica, a Experiência do Usuário (em inglês, User Experience-UX) que, para o mentor, trata-se de um dos principais pilares que fortalecerá a relação entre produto e consumidor.

 

Carneiro explica que, ao iniciar uma consultoria, procura entender os objetivos de cada proposta para alcançar o melhor resultado pois, normalmente são ideias que muitas vezes nem foram colocadas no papel ainda.

 

Desta forma ele fala: “É gratificante ver o brilho nos olhos de cada participante quando fala sobre a sua solução, sendo inevitável não participar intensamente e contribuir com a construção de um sonho”.