Duo Vieira realiza show em tributo a Tom Jobim no Sesc Thermas

10/04/2019

 

Fim de semana ainda conta com programação do Abril Indígena, espetáculo, oficina e campeonato esportivo. Toda a programação é gratuita.

Fim de semana é período de relaxar e se divertir com as atividades oferecidas pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente. No sábado, o público acompanha um show de tributo ao maestro Tom Jobim e também pode aprender sobre a cultura indígena com uma contação de histórias. Já no domingo, os pequenos curtem um espetáculo teatral e fazem oficina de autorretrato. A programação é gratuita e livre a todos.

O Múltiplos Sons deste sábado (13) traz Duo Vieira, em Pérolas para Jobim, show que presta tributo ao maestro Tom Jobim, imensurável contribuidor para a cultura musical brasileira e conquistador do cenário internacional com a Bossa Nova.

Formado pela cantora capixaba Rebeca Vieira e pelo violinista sete cordas Ricardo Vieira, do Sergipe, o Duo integra a nova leva de artistas que constrói o seu repertório com base nas pérolas do cancioneiro brasileiro, reinventando arranjos e fundindo elementos da música camerística à linguagem da música popular brasileira.

A experimentação das múltiplas possibilidades do fazer musical reflete a rara e singular afinidade da dupla, encontrada até no “Vieira”. “O nome tem sua origem ligada às ‘conchas que produzem pérolas’, trazendo uma conotação que nos remete ao mar que inspirou pérolas musicais do cancioneiro popular”, discorre a dupla em sua página oficial.

Com início em 2017, o projeto musical tem em sua lista de influências nomes como os de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Raphael Rabello, Villa-Lobos, Mônica Salmaso, Guinga, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Pixinguinha.

Duo Vieira – Pérolas para Jobim sobe ao palco da Área de Convivência neste sábado (13), às 16h, com entrada gratuita.

ABRIL INDÍGENA

Um pouco antes, às 15h, é pode-se acompanhar a contação de Histórias do Povo Kaingang. Com narrativas tradicionais envolvendo humanos, bichos e outros seres da floresta em disputa, as histórias revelam soluções inteligentes e engenhosas para situações cotidianas da tradição indígena, com muita imaginação e sabedoria.

Conduzida por Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo, indígenas Kaingang, o Quintal de Histórias deste sábado convida o público a se aproximar da temática de modo a entender e valorizar sua diversidade cultural.

“Tal iniciativa é para o Sesc uma forma de reafirmar a potência existente nos intercâmbios culturais, cujos desdobramentos são capazes de oferecer arranjos legitimados pelo respeito às diferenças”, afirma o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

CRIANÇAS

No domingo (14) a Cia. da Casa Amarela comanda o espetáculo Um Outro Lugar, do Arte em Cena. Nele, dois personagens que não se conhecem, vindos de algum lugar, chegam a um outro lugar, deixando tudo para trás e tendo que recomeçar uma nova vida.

Eles têm um poço com água como única fonte de vida. A partir dessa realidade, necessitam respeitar as diferenças – o que não acontece de imediato. É a partir das 15h, na Área de Convivência.

Logo após, às 16h, é a vez de participar de uma oficina de Autorretrato, com a artista plástica Juliana Scorza. Durante a prática, cada participante cria seu autorretrato utilizando tinta, colagens e outras técnicas artísticas livres.

A retirada de senhas para a oficina é feita na Central de Atendimento no dia da atividade e conta com vagas limitadas. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante o procedimento. A participação é gratuita e a idade máxima do participante é de 12 anos.

ESPORTE

Neste domingo, os alunos do Clube do Tênis de Mesa do Sesc Thermas participam da 2ª Etapa da Liga Oeste Paulista de Tênis de Mesa em Marília (SP), que acontece das 8h30 às 16h.

TECNOLOGIAS E ARTES

Na terça e quarta-feiras, dias 16 e 17, o Sesc oferece o curso de Esculturas com Caneta 3D, ministrado pelo físico e especialista em modelagem e impressão 3D, Diego Poke.

Destinado a interessados em impressão 3D, esculturas, arquitetura e artes em geral, o curso consiste que o participante utilize canetas de impressão 3D, por meio da técnica de adição de materias termoplásticos, para a construção de esculturas e objetos sólidos tridimensionais.

O curso acontece no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), das 19h às 21h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente na Central de Atendimento da unidade, sob classificação etária de 14 anos.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Fim de semana cultural

Contação – Histórias do Povo Kaingang

Dia 13, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – Duo Vieira - Pérolas para Jobim

Dia 13, sábado, às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Torneios – 2ª Etapa da Liga Oeste Paulista de Tênis de Mesa

Dia 14, domingo, das 8h30 às 16h.

Em Marília (SP).

 

Espetáculo – Um Outro Lugar

Dia 14, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Autorretrato

Dia 14, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Vagas limitadas. Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

 

Curso – Esculturas com Caneta 3D

Dias 16 e 17, terça e quarta, das 19h às 21h. Grátis.

No Espaço de Tecnologias e Artes.

Classificação etária: 14 anos.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.