Doado à prefeitura, projeto de ampliação do Museu alia modernidade e tradição

08/04/2019

 

Arrojo, modernidade e tradição: três palavras que resumem a proposta de ampliação do Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”, cujo projeto arquitetônico foi doado ao prefeito Nelson Bugalho e ao secretário municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, na manhã desta segunda-feira (08/04).

Assinado pela arquiteta Cristiana Pasquini, com apoio de outros profissionais do Grupo de Arquitetura (DEA), o projeto contempla a construção de dois novos prédios, um deles dedicado a abrigar todo o acervo de pesquisa do museu (jornais, revistas, mapas, plantas, documentos históricos, etc.), além da ala administrativa, e outro para abrigar anfiteatro, salas de aula, salas de reuniões e exposições de arte.

O projeto de ampliação gira em torno de 1.365 metros quadrados (m²) de construção. O prédio original do museu, tombado como patrimônio histórico, não sofrerá modificações estruturais, mas passará por reforma interna.

Entre os três blocos,  será implantada uma área de convivência que permanecerá aberta dia e noite, independente do horário de funcionamento do museu e arquivo histórico. “A ideia é que este espaço se torne uma praça pública, um ponto de encontro para as famílias prudentinas e um espaço para apresentações ao ar livre”, descreveu Cristiana.

Outro aspecto que chama a atenção é a proposta de instalação de uma espécie de “jardim suspenso” sobre um dos blocos, aproveitando o desnível de aproximadamente 6 metros de altura que há entre a frente e a lateral do terreno.

Para o chefe do executivo, o grande mérito do projeto é a possiblidade de “eliminar as grades” do museu, abrindo-o para a comunidade. Ele também ressalta o respeito que os arquitetos tiveram com o valor histórico do local. “Presidente Prudente merece um museu como este aqui projetado, moderno, amplo, acessível, mas sem perder de vista a história daquele prédio que é um ícone dos primórdios de nossa cidade”, declarou.

A administração municipal buscará, junto a instâncias superiores de governo, auxílio financeiro para concretizar a obra.