Crianças e adolescentes atendidos pela LBV aprendem sobre Musicalização

08/08/2019

 

A Legião da Boa Vontade (LBV) acredita e investe no futuro de milhares de crianças e adolescentes. O compromisso da Instituição é despertar, por meio de iniciativas lúdicas, culturais, artísticas e esportivas, bons valores e importantes habilidades que poderão influenciar diretamente no futuro de cada um deles.

Uma das ferramentas de sucesso utilizadas durante esse processo de aprendizagem, e que vem despertando e potencializando os talentos de seus atendidos, tem sido as aulas de violino, flauta doce e violão, ministradas por meio da Oficina de Musicalização, que fazem parte do programa Criança: Futuro no Presente!

Diariamente, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV é envolvido por uma sincronia de sons. A educadora social da LBV e responsável pela oficina de violino e flauta, Agnes Nogueira, pontua: “A musicalização, desde cedo, ajuda em diversas áreas do desenvolvimento da criança, que perpetua do cognitivo ao pessoal, auxiliando nas relações de afetividade, reconhecimento dos sentimentos, criticidade e autonomia, além de promover a aproximação com culturas diversas, ricas em significado. É gratificante quando a gente consegue acompanhar o progresso das crianças e as evoluções delas na musicalização. Quando eles entram de um jeito e começam a mudar e a melhorar é surreal”, disse.

“A música me completa, musica me dá harmonia, me dá leveza, não me deixa ansiosa para nada, me faz ficar calma”, explica a atendida pela LBV, Ana Clara de 13 anos. Que ainda reitera: “Eu amo ficar aqui, é como uma segunda casa para mim, me sinto acolhida com os educadores, todo mundo é amigo, todo mundo se respeita, aqui é muito bom”. A adolescente também registrou suas congratulações aos colaboradores da LBV: “Eu queria agradecer muito eles, porque sem eles eu não estaria aqui, não teria tudo isso que eu tenho, não faria música, eu seria reservada, assim como eu era, mas agora eu sou feliz, eu tô aqui na LBV e agradeço muito a vocês ter ajudado a gente”, finaliza.

A atendida Vitória de 7 anos conta que durante as aulas de violão só sabia fazer o primeiro acorde. “Quando eu fiz o segundo acorde eu fiquei muito feliz, eu pulei de alegria em casa”, conta empolgada.

Essas atividades têm como base, a inovadora proposta pedagógica da LBV, criada pelo educador Paiva Netto. Formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a linha educacional alia o sentimento ao desenvolvimento da inteligência dos pequeninos, formando assim “Cérebro e Coração”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Presidente Prudente, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Dr. José Foz, 38 — Bosque. Para outras informações, ligue: (18) 3916-5671.