Coordenadoria da Pessoa com Deficiência participa do FLITPP com comunicação acessível

19/08/2019

 

 

A Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência participou do Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente), encerrado nesse domingo (18/08), no Centro Cultural Matarazzo, com um estande de comunicação acessível.

Segundo a coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência, Eliane Chagas, a Lika, o intuito da iniciativa foi divulgar outros meios de comunicação, além de trabalhar com o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e promover reflexões para contribuir com uma visão mais ampla da diversidade do mundo das pessoas com deficiência.

Ela explica que durante o evento foram apresentadas várias formas, técnicas e ferramentas para acessibilidade em leitura, utilização dos livros e textos por pessoas com deficiência, em especial na deficiência visual, auditiva e intelectual.

Entre as várias atividades realizadas, houve apresentação de leitura digital, acessibilidade no computador e celulares, aplicativos, tecnologias assistidas, livros adaptados, linguagem de libras e informações sobre sites e disponibilidades de textos e livros digitais dentre outros materiais, como jogos e experiências.

“Nosso estande foi visitado por idosos, professores, crianças e jovens. Todos demonstraram muito interesse e também adoraram conhecer tantos meios e canais diferentes dos usuais para ler e se comunicar. As crianças escreveram seus nomes em Braille e fizeram a tradução do nome em Libras e ficavam felizes  com a experiência”, disse a coordenadora.

O estande contou com parceria da  Secretaria de Educação (área de Educação Especial), Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente, Grupo de Jovens com Deficiência Visual (Grupo OIA), Núcleos de Acessibilidade, de Inclusão e Acolhimento da Unoeste e Unesp.