Concerto marca 67º aniversário da Escola Jupyra e inauguração de auditório próprio

29/03/2019

 

Para celebrar o 67º aniversário da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, os servidores da Secretaria Municipal de Cultura e amantes da arte se reuniram para prestigiar um Concerto de Aniversário, com professores da instituição. O local escolhido para a apresentação também foi especial: o recém-inaugurado auditório da Escola de Artes, construído pelos próprios funcionários com materiais fornecidos pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp).

Impressionado com a iniciativa, o prefeito Nelson Bugalho, que prestigiou o concerto, fez questão de parabenizar o comprometimento da equipe. “Em tempos de ‘aperto’, algumas pessoas acabam culpando a falta de dinheiro para deixar de dar o seu melhor, mas aqui na Secretaria de Cultura, assim como em outros setores da prefeitura, temos visto o contrário: os funcionários arregaçam as mangas e se doam ao máximo para evoluir, para crescer, para melhorar o nosso serviço em prol do cidadão”, comentou Nelson.

A ideia, segundo o titular da Secult, José Fábio Sousa Nougueira, é homenagear o novo auditório com o nome de algum saudoso professor da Escola, que tenha deixado sua marca na história de mais de meio século da instituição.  No entanto, como determina a legislação, tal homenagem só poderá ser feita por iniciativa da Câmara Municipal.

O local dispõe de aproximadamente 70 cadeiras e um palco adequado para audições e apresentações de alunos e professores da EMA. Para o diretor, José Marcelo Martins, o espaço dará mais autonomia à equipe, pois não precisarão mais reservar auditórios do Centro Cultural Matarazzo para as atividades da escola.

“Foram duas semanas de obras e o resultado não foi apenas uma nova sala, mas uma importante demonstração de união de equipe. A escola merecia um presente de aniversário e a equipe providenciou com muita garra e a custo zero”, enfatizou. Ele ainda lembrou que a sala conta com tratamento acústico e cadeiras mais confortáveis para acolher alunos, pais e a classe artística em si.

A escola

A Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes é uma escola que atende a comunidade de Presidente Prudente e região com cursos livres na área de música: piano, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, trompete, trompa, trombone, tuba, saxofone, clarinete, violino, viola clássica, viola caipira piano, percussão clássica, bateria, flauta doce e transversal, e curso técnico profissionalizante em música, habilitação em instrumento, nas seguintes modalidades: piano clássico e popular, canto lírico e popular, violão clássico e popular, guitarra, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, violoncelo, viola caipira, saxofone, flauta transversal, trombone, trompete, clarinete e bateria.

O que caracteriza o trabalho pedagógico da Escola Municipal de Artes é o trato individual de professor-aluno nas classes de instrumento específico. As aulas de instrumento são individualizadas. Busca-se o pleno desenvolvimento do aluno, mas respeitando suas individualidades.