Com 5 peças gratuitas, "Teatro em Movimento" começa nesta quinta em Prudente

25/03/2019

 

 

Tem início na próxima quinta-feira (28), em Presidente Prudente, a primeira edição do projeto "Teatro em Movimento - Circulação de Repertório". A iniciativa, que contará com cinco espetáculos em cartaz até o mês de setembro, de forma gratuita, é promovida pela Olho Nu Promoções e Eventos Ltda. e Mênades & Sátiros Cia de Teatro, em parceria com o ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio do Torra, Andorinha, Andorinha Express e Governo de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Para o lançamento da programação, que terá 50 apresentações no total, o público poderá acompanhar, no Teatro Paulo Roberto Lisboa - Centro Cultural Matarazzo, as montagens que entrarão em circulação, sendo elas: A Noite das Mal Dormidas (28), às 20h; Inventa-Desinventa (29), às 14h; Dom Casmurro (29), às 20h; Angústia (30), às 20h; e O Canto do Cisne (31), às 20h. Os convites deverão ser retirados gratuitamente uma hora antes no local da apresentação.

De acordo com o coordenador do projeto e diretor dos espetáculos, Denílson Biguete, cerca de 2 mil pessoas são aguardadas nos quatro primeiros dias. "Após o lançamento, as peças também serão exibidas em outros espaços da cidade, como o Teatro César Cava, Lar dos Meninos, Praça Céu das Artes, Praça da Juventude, Unesp, Lar Santa Filomena, IBC - Centro de Eventos e Auditório da Uniesp", finaliza Biguete, destacando que haverá interações com a plateia sempre após a finalização de cada peça teatral.

 

 

Os espetáculos

 

 

"A Noite das Mal Dormidas", de Neils Petersen, conta a história de Hortência, Margarida e Dalva, duas irmãs e uma amiga. Três solteironas, defensoras da moral e dos bons costumes, passam dias e noites trancadas em um apartamento, esquecidas pelo tempo. Suas únicas ocupações são falar mal da vida alheia e travar embates entre si. Classificação indicativa de 14 anos.

 

 

"Inventa-Desinventa", de Cláudia Vasconcelos, traz a encenação durante uma noite chuvosa no quarto de Teodoro, o menino medroso da história. Com a ausência dos pais, Teodoro, sua irmã Iara e o amigo Raimundo combinam brincadeiras e se divertem tentando driblar o medo dos trovões lá fora. Em sonho, Teodoro encontra Raimundo, que lhe ensina a fórmula mágica do Inventa-Desinventa, pois, "desinventar" é inventar outra coisa no lugar. Classificação indicativa é livre.

 

 

"Dom Casmurro", de Machado de Assis, apresenta um jogo de razão e emoção, onde o espetáculo instiga o espectador à discussão, questionamentos, reflexão e crítica, aproximando-o da literatura e da linguagem teatral. Bento Santiago (Dom Casmurro), advogado, viúvo solitário e cinquentão é o único sobrevivente de uma história de amor com final amargo. Nessa adaptação, que possui classificação etária de 14 anos, o personagem revive a história original, exorcizando os fantasmas da memória.

 

 

"Angústia", de Anton Tchekhov, se faz a partir dos estados de alma dos dois personagens, que se debatem diante da tentativa e da impossibilidade de partilharem a dor. Classificação indicativa de 14 anos.

 

 

"O Canto do Cisne", de Anton Tchekhov, desenha-se diante da narrativa de dois atores no exercício de ensaio para a montagem da peça "O Canto do Cisne". A montagem é a revelação e o confronto de uma vida toda dedicada ao teatro e na representação de tantos papéis que o ator revisará sua existência, toda ela dedicada ao teatro. Classificação indicativa de 14 anos.

 

 

 

Serviço

 

 

A programação completa e outras informações dos espetáculos podem ser conferidas através do sitehttp://www.grupomenadesesatiros.com.br

 

 

Foto 1: Clássico de Machado de Assis, "Dom Casmurro" tem classificação indicativa de 14 anos. (Divulgação)

Foto 2: "Angústia", de Anton Tchekhov, registra a asfixiante solidão humana. (Divulgação).

 

 

Att,
 

 

Gabriel Martinez
M&M assessoria de imprensa
(18) 99736-6554
 
Danielle Merlin
M&M assessoria de imprensa
(18) 98128-8712