Cidade da Criança promove palestra alusiva ao Outubro Rosa para colaboradores

17/10/2018

 

Os colaboradores da Cidade da Criança participaram na tarde de terça-feira, (16), de uma palestra alusiva a campanha Outubro Rosa com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Ericka Emanuella Gomes Moreira, responsável pela saúde da mulher, criança e adolescente.

A conversa abordou dois dos tipos de câncer mais comuns em mulheres, o câncer de mama e o do colo do útero. “A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para abordarmos outras doenças, como as Doenças Sexualmente Transmissíveis, por que funciona como um alerta para a importância da prevenção, não só durante este mês, mas durante o ano inteiro”, conta.

A enfermeira destacou os fatores de risco, que aumentam a probabilidade de uma pessoa ter câncer, e orientou os colaboradores a realizarem o autoexame da mama e a procurarem um médico ao perceberem qualquer alteração.

“As mulheres e os homens precisam conhecer o próprio corpo, somente assim se torna possível perceber alterações no tamanho, formato ou a presença de caroços nas mamas, por exemplo”, explica a enfermeira.

A palestra foi sugerida pela enfermeira da Cidade da Criança, Juliana Cristina Berto Pimenta como uma forma de abranger a importância da campanha, mas salienta que a prevenção deve ser feita tanto por mulheres, quanto pelos homens. “Os homens, apesar de representarem a minoria nos casos de câncer de mama, devem ficar atentos, e, além disso, atuam como disseminadores de informação para as mulheres próximas a eles”.

O ambulatório da Cidade da Criança dispõe do atendimento da enfermeira e da auxiliar de enfermagem, Gisele Cristina Ferreira Costa, o local está aberto aos funcionários que tenham dúvidas ou buscam encaminhamento especializado. “Estamos disposta a sanar dúvidas, e, se for o caso, encaminhar a uma unidade de saúde”, completa.

Ao final da palestra, a enfermeira Éricka respondeu as dúvidas dos colaboradores e alertou para os riscos das notícias falsas, que afastam a população de campanhas de vacinação. “Essas informações falsas, dizem que as vacinas causam doenças, mas não é verdade, a vacinação ainda é a melhor forma de prevenção”, destaca.

 

Campanha Outubro Rosa

No dia 27 de outubro, das 8h às 16h, todas as unidades de saúde realizarão, em Presidente Prudente, exames preventivos e o teste rápido de HIV/Sífilis e a solicitação de mamografia para as pessoas predispostas ou que estão na faixa etária de risco.