Centro de Zoonoses promove plantão no Residencial São Paulo, neste sábado

07/02/2019

O Governo de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza neste sábado (09/02) mais um plantão de coleta de sangue para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC). Dessa vez, os trabalhos ocorrem no Residencial São Paulo, na Rua Antônio Carlos Dearo, próximo a E.M Benedita de Pádua Martins (Dita), das 8h às 16h.

De acordo com o gerente do CCZ, João Henrique Artero de Carvalho Leite, o plantão é destinado a todos os moradores deste bairro, que receberam o comunicado em sua caixa de correio, bem como demais proprietários de animais que receberam notificações. “E se o seu cãozinho está com sinais clínicos da doença ou não realiza o teste há mais de quatro meses, esta é a oportunidade para realizar o exame”, completou o médico veterinário.

É importante lembrar que o exame também pode ser realizado no CCZ (Rua Castelo Branco nº 93, Parque Castelo Branco). O ambulatório funciona de segunda a sexta feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Proteja à saúde do seu animal e de sua família.

 

Sintomas

 

Os principais sintomas da leishmaniose visceral canina são o emagrecimento, as lesões na pele, as feridas que não cicatrizam, queda de pelo, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta da orelhas e ao redor dos olhos. Assim, é extremamente necessário impedir a proliferação do mosquito-palha, inseto transmissor da leishmaniose, pois se trata de uma doença grave e transmissível aos seres humanos.

Medidas simples com a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixos de forma geral, bem como a poda regular das árvores são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito.

 

Para a proteção individual dos cães recomenda-se o uso de coleiras repelentes (informe-se com seu veterinário sobre as formas e condições de uso deste produto).